Quais são os 4 poderes do mundo?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Pelo disposto na Constituição, os poderes são divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. Em verdade o poder é um só, ocorrendo uma divisão de atribuições e funções do Estado. O mesmo necessita praticar atos para se mostrar presente na vida dos governados.

Existem 5 tipos de poder que um líder pode possuir: poder coercitivo, de recompensa, legitimado, de competência e de referência, este último também denominado 'carisma'.

O que vou aprender?

  • Poder-Dever de Agir.
  • Poder Discricionário.
  • Poder Vinculativo.
  • Poder Disciplinar.
  • Poder Regulamentar - Parte 1.
  • Poder Regulamentar - Parte 2.
  • Poder Hierárquico.
  • Poder de Polícia.

O cargo de mais alto comando na nossa República é o de Presidente da República. Ele (ou ela) é responsável pelas principais alianças políticas e econômicas em nome do país e cumpre seu mandato por quatro anos, podendo ser reeleito por mais quatro.

Sem nenhuma dúvida o poder do pensamento é o maior poder deste planeta, ele é a força criativa que coloca o mundo em movimento, que constrói e destrói. Quando compreendermos o poder que temos em nossas mãos, podemos reconstruir o mundo.

10 de agosto de 2017 às 00h00. Em âmbito geral o Estado é o poder que administra o país e aqui no Brasil esse Estado é dividido em três poderes: Executivo; Legislativo; Judiciário. Cada um desses poderes tem deveres específicos para cumprir junto à sociedade na busca por uma eficaz Gestão Pública.

No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores. No plano estadual, este poder é exercido pelas Assembleias Legislativas por meio dos deputados estaduais.

O Executivo administra, o Legislativo cria as leis e o Judiciário faz com que sejam cumpridas.

Pelo disposto na Constituição, os poderes são divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. Em verdade o poder é um só, ocorrendo uma divisão de atribuições e funções do Estado.

Pedro I

Pedro I (09.01.1822 - 07.04.1831)

A teoria dos Três Poderes foi elaborada de diferentes maneiras e proposta por nomes como Aristóteles, John Locke e Montesquieu. Tem como objetivo evitar a concentração de poder e o abuso dele por meio de uma tirania. A adoção desse sistema é uma cláusula pétrea da Constituição brasileira, e ele não pode ser abolido.

Com a proclamação da república, em 1889, o Poder Moderador foi extinto.

Fazendo uma compilação destes estudos, identificamos as seguintes formas de poder:

  1. Poder por coerção. Baseia-se na exploração do medo. ...
  2. Poder por recompensa. ...
  3. Poder por competência. ...
  4. Poder por legitimidade. ...
  5. Poder por informação. ...
  6. Poder por persuasão. ...
  7. Poder por ligação. ...
  8. Poder por carisma.

Max Weber definiu autoridade carismática (alemão: Charismatische Herrschaft) como "baseada na devoção a um específico e excepcional ato de heroísmo, ou a um carácter exemplar de uma pessoa, o que lhe legitima a autoridade".

Poder de recompensa: as pessoas concordam com os desejos ou orientações de outrem porque fazer isso produz benefícios positivos; portanto, alguém que possa distribuir recompensas que outros vejam como valiosas terão poder sobre eles.