Quais são os 4 pilares dos temas transversais?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 31 de maio de 2023
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A proposta metodológica de trabalho com os TCTs é baseada em quatro pilares (Brasil, 2019a), sendo eles: problematização da realidade e das situações de aprendizagem; integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas; superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão ...

Assim, espera-se que a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) permita ao estudante compreender questões diversas, tais como cuidar do planeta, a partir do território em que vive; administrar o seu dinheiro; cuidar de sua saúde; usar as novas tecnologias digitais; entender e respeitar aqueles que são ...

A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, eestão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

Os eixos transversais são: utopia, conjuntura e espiritualidade; educação ambiental; intervenção e conhecimento científico e políticas públicas de transição para sociedades sustentáveis.

Como trabalhar como os Temas Transversais em sala
Para isso, o professor pode buscar conteúdos planejados para sua própria disciplina, buscando mapear quais os TCTs que podem ser transversalizados ou trabalhados por eixos temáticos, explica a diretora Ana.

De acordo com o MEC, “os temas transversais na educação estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, e com a afirmação do princípio da participação política.

Os temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana.

Saiba o que são os temas transversais
Segundo o Ministério da Educação, “os temas transversais estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política.

Alguns exemplos de temas transversais contemporâneos são: meio ambiente, diversidade, tecnologia, globalização e consumo.

Os temas transversais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) objetivam que os estudantes aprendam temas relevantes para o exercício da cidadania e a vida em sociedade. O objetivo deste estudo é avaliar a percepção dos docentes sobre os desafios e as dificuldades de implantação dos temas.

A presença das disciplinas relacionadas aos assuntos transversais no currículo pedagógico é uma determinação do Ministério da Educação (MEC). Os temas tratam sobre ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura.

Para o PCN: Tema Transversal Meio Ambiente, a principal função do professor ao trabalhar esse tema é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

Os Temas Transversais são recomendados, pois necessita-se de indivíduos (alunos) mais críticos para atuar na sociedade. É nesta perspectiva que o papel do professor, de mediador e de conscientizador é importante, ao colocar em prática as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Os temas integradores perpassam objetivos de aprendizagem de diversos componentes curriculares, nas diferen- tes etapas da educação básica. São eles: Consumo e educação financeira; Ética, direitos humanos e cidadania; Sustentatibilidade; Tecnologias digitais e Culturas africanas e in- dígenas.

Quais os instrumentos de avaliação formativa?

  1. Autoavaliação. A autoavaliação é um dos principais instrumentos de avaliação formativa. ...
  2. Testes tradicionais. Os próprios testes tradicionais também são utilizados como instrumentos de avaliação formativa. ...
  3. Simulados. ...
  4. Seminários. ...
  5. Trabalhos em grupo.

Resposta correta 3. Orientação sexual/prevenção e promoção à saúde.

Existem diversos materiais de apoio específicos para abordar os temas transversais contemporâneos. Esses materiais podem incluir livros, artigos, vídeos, documentários, jogos educativos, entre outros recursos.

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

Transversalidade : Trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.