Quais são os 4 pilares do protagonismo?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ciclo do Protagonismo

  • Atitude: É saber quando e onde você quer chegar e o que precisa fazer para chegar lá. ...
  • Proatividade: É ter autoconfiança, assumir o controle e responsabilidade pelas suas ações e antecipar necessidades. ...
  • Paixão: É quando os objetivos saem da mente e chegam ao coração. ...
  • Significado: ...
  • Reflexão:

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.

A formação extra curricular proposta está baseada em três pilares – escuta, empatia e responsabilidade – e apresenta para os jovens as profissões da área da saúde que promovem qualidade de vida.

O professor pode incentivar a prática deste pilar:

  1. Criando atividades práticas para fixar os conteúdos de aula.
  2. Oferecendo opções para a criança praticar a tomada de decisão.
  3. Deixando o aluno ser mediador do conhecimento, promovendo seminários.

De acordo com a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, publicada pela Unesco em 1999, os quatro pilares da educação servem como base para o desenvolvimento ao longo da vida. Sendo assim, é importante saber quais são eles, a que se referem e qual a importância dos pilares da educação.

O conceito deda educação é firmado em quatro Pilares são eles: pilares que são: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade.

Os três pilares do ESG, como o próprio nome já diz, são os fatores ambientais, sociais e de governança. Essas são as três características onde as empresas são avaliadas, a fim de obter o seu desempenho em relação às práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

Os quatro pilares são o contexto certo para trabalhar na educação, pois sendo onde tudo acontece na vida dos alunos em seu desenvolvimento, desde aprender a falar corretamente a seu caráter, como respeito e ética para a sociedade em que vivemos, os pilares tem o poder de construir nos alunos sua identidade.

O primeiro pilar da educação, aprender a conhecer, diz respeito à compreensão e ao domínio de instrumentos do conhecimento, indo além da mera absorção de um conjunto amplo de saberes. Esse pilar promove a autonomia do aluno, permitindo que ele assuma uma postura crítica e atenta durante todo o processo de aprendizado.

Um dos principais exemplos de ações protagonistas no trabalho é ter iniciativa e ser proativo junto à equipe e aos colaboradores. Ao identificar problemas e buscar soluções de maneira independente, o profissional será capaz de ter o controle da situação, tornando-se um protagonista entre os outros membros do time.

Protagonismo é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal de uma apresentação. Deriva do grego protagonistes, onde “protos” significa principal ou primeiro e “agonistes” significa lutador ou competidor. Protagonismo é um termo muito usado no teatro, no cinema, na novela etc.

A ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido. Assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo.

Aprender a ser
É o pilar da Educação voltado a desenvolver aspectos como respeito, responsabilidade, ética, sensibilidade, pensamento crítico, entre outros. É importante ter consciência de quem se é, assim como saber seu papel e como agir diante das mais diferentes pessoas com as quais se convive ao longo da vida.

Aprender a fazer
O foco é desenvolver habilidades comportamentais, como a capacidade de se adaptar ao novo, trabalhar em equipe, se comunicar bem, ter inteligência emocional, dentre outros.