Quais são os 4 pilares do pensamento?

Perguntado por: ocortes7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O pensamento computacional se baseia em quatro pilares que orientam o processo de solução de problemas: decomposição, reconhecimento de padrão, abstração e algoritmo.

Pensamento algorítmico
Algorítmico é uma expressão ligada ao conceito de computação, visto que a própria internet e as redes sociais utilizam bastante. Porém, no caso do pensamento computacional, o processo é um pouco diferente. Aqui, tem relação com a elaboração de passos para se alcançar um objetivo.

vivências que poderão auxiliá-lo a fazer escolhas no futuro.

Durante seu trabalho na UNESCO, apontou como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada.

Os quatro pilares abordam o crescimento integral dos alunos, desde o aprendizado da alfabetização a utilização dos números até mesmo ética, respeito, ser criativo, pensante, tudo é importante na vida das pessoas para que podem ter um bom relacionamento em sociedade no geral, em casa no trabalho e em seus ...

Introdução. Em 1996, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação) definiu os quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Nasceram assim as bases da educação socioemocional.

Equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

Os três tipos mais utilizados de algoritmos são a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo (também conhecido como Linguagem Estruturada ou portugol).

Isto é, os algoritmos são sequências finitas de instruções, utilizadas a fim de resolver um problema. Por exemplo, quando você acessa um site, os algoritmos definem o caminho para a correta abertura da página. Quando você interage com um link, outros algoritmos são acionados, indicando o que fazer.

São eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

Aprender a fazer
Neste pilar, o importante é entender e reconhecer as habilidades pessoais de cada um. Não apenas visando uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, é preciso conhecer as competências que tornam a pessoa apta a diferentes situações ao longo da vida, além de trabalhar em equipe.

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

Aprender a fazer significa estar apto para lidar com situações da vida profissional, trabalho em equipe, desenvolvimento corporativo e valores necessários para cada trabalho.

Elaborados em 1999 pelo professor político e econômico francês, Jacques Delors, os 4 pilares regem a educação e determinam o que não pode faltar numa sala de aula. Esses 4 pilares refletem uma educação completa, ou seja, aquela que visa preparar o aluno para a vida em sociedade, tornando-o cidadão.