Quais são os 4 pilares do conhecimento?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

São quatro os pilares da eletiva “De bem com a vida”: aprender a ser, a conhecer, a conviver e a fazer.

Ciclo do Protagonismo

  • Atitude: É saber quando e onde você quer chegar e o que precisa fazer para chegar lá. ...
  • Proatividade: É ter autoconfiança, assumir o controle e responsabilidade pelas suas ações e antecipar necessidades. ...
  • Paixão: É quando os objetivos saem da mente e chegam ao coração. ...
  • Significado: ...
  • Reflexão:

Equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

Elaborados em 1999 pelo professor político e econômico francês, Jacques Delors, os 4 pilares regem a educação e determinam o que não pode faltar numa sala de aula. Esses 4 pilares refletem uma educação completa, ou seja, aquela que visa preparar o aluno para a vida em sociedade, tornando-o cidadão.

Conhecendo a fundo os pilares da gestão escolar!

  1. 1 – Gestão Pedagógica. ...
  2. 2 – Gestão Administrativa. ...
  3. 3 – Gestão Financeira. ...
  4. 4Gestão de Recursos Humanos. ...
  5. 5 – Gestão da Comunicação. ...
  6. 6 – Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos.

Introdução. Em 1996, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação) definiu os quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Nasceram assim as bases da educação socioemocional.

Aprender a fazer significa estar apto para lidar com situações da vida profissional, trabalho em equipe, desenvolvimento corporativo e valores necessários para cada trabalho. Sendo assim, envolve a capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos preexistentes.

Construir conhecimentos, fazer uso da atenção e memória e eleger informações que possam ser úteis para o viver social, esses são alguns dos pontos vistos no pilar Aprender a Conhecer. Ao pôr essas ações em prática, o aluno consegue ter o saber ideal para entender o valor de estar em constante aprendizado.

6. Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros. A educação tem por missão, por um lado, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, por outro, levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta.

A formação extra curricular proposta está baseada em três pilares – escuta, empatia e responsabilidade – e apresenta para os jovens as profissões da área da saúde que promovem qualidade de vida.

dimensões do conhecimento, habilidades, caráter e meta-aprendizado.”