Quais são os 4 pilares da teologia de Lutero?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 11 votos

A Reforma deu origem a cinco pilares basilares do prostestantismo, os cinco “solas” (somente): Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória).

  • Formação.
  • Devoção.
  • Santidade.
  • Espiritualidade.

Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências. A base teológica de Lutero baseava-se em um versículo bíblico que afirmava que “o justo viverá pela fé”.

144. A comunidade eclesial missionária, como ambiente de vivência da fé e forma da presença da Igreja na sociedade, é sustentada por quatro pilares fundamentais: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

E os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses são os pilares da Reforma Protestante.

A base da teologia de Martinho Lutero reside na idéia da completa indignidade do homem, cujas vontades estão sempre escravizadas ao pecado. A vontade de Deus permanece sempre eterna e insondável e o homem jamais pode esperar salvar-se por seus próprios esforços.

Luteranismo é a doutrina protestante, vertente do Cristianismo, pregada por Martinho Lutero, que acredita que a salvação das pessoas consiste na sua fé.

Lutero afirma que o fiel deve orar para Maria de forma que Deus possa conceder e realizar, através da vontade dela, o que pedimos. Mas, afirma ele, a graça é obra unicamente de Deus. Alguns interpretam sua obra sobre o Magnificat como uma súplica pessoal a Maria, mas não como um pedido de mediação na forma de oração.

Todos nós somos movidos por algo ou até mesmo por uma junção de coisas, denominadas Pilares da Vida, que se baseia entre o social, financeiro, saúde e pessoal.

Assim, esta disciplina se propõe a estudar os principais temas da fé cristã: A Doutrina da Palavra de Deus, a Doutrina de Deus, a Doutrina de Cristo, a Doutrina do homem, a Doutrina da Salvação, a Doutrina do Espírito Santo e a Doutrina da Igreja.

O curso Básico em Teologia tem como objetivo principal ensinar as habilidades necessárias para desenvolver uma mente cristã, ajudando a construir uma base sólida para pensar sobre as questões mais importantes da vida.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas.

Martinho Lutero (1483 – 1546) foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas de simonia e a venda de indulgências.

As Igrejas Luteranas, como já citamos, se identificam como Igreja Evangélica no nome. O mesmo pode ser visto na identificação de uma das maiores igrejas pentecostais no Brasil, que traz em seus templos “Igreja Evangélica Assembleia de Deus”.

O trabalho com os quatro pilares podem oferecer aos alunos um aprendizado sólido que não será capaz de esquecer jamais, o conhecimento humano acumulado ao longo do tempo é algo inatingível, aprendendo ao máximo, desenvolvendo as capacidades da melhor forma, assim o aprendizado nunca será esquecido.

Sendo assim, os três pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental. A empresa deve buscar ações para a sustentabilidade três pilares coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa.