Quais são os 4 pilares da liderança Lean?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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Dessa forma, destaquei quatro aspectos da mentalidade Lean que são importantes para moldarmos comportamentos a partir de processos mais eficientes, eficazes e seguros:

  1. Hansei. Hansei (“auto-reflexão”) é uma ideia central na cultura japonesa e na mentalidade Lean. ...
  2. Jishuken. ...
  3. Heijunka. ...
  4. Kaizen.

Os 4 pilares da liderança lean são: a- Comprometimento com autoconhecimento / Desenvolver outras pessoas / Melhoria contínua / Metas, visão e comunicação.

Os pilares dessa metodologia são: a estabilidade financeira junto ao emocional dos trabalhadores; clima organizacional agradável; e ambiente de trabalho simples e funcional.

Os 5 princípios do Lean Manufacturing

  • reduzir desperdícios.
  • entregar maior valor agregado ao cliente.
  • otimizar processos.

Grosso modo, liderança lean é o modelo de liderança focado no trabalho enxuto, aplicando menos recursos e obtendo melhores resultados, assim como aprendendo continuamente e compartilhando tais aprendizados com as equipes.

Os objetivos básicos da manufatura enxuta são reduzir os desperdícios do sistema de produção, ter maior qualidade dos produtos, diminuir o tempo de entrega dos produtos aos clientes, com menor número de defeitos e, ainda, estabelecer um processo de inovação incremental contínuo.

Lean é uma metodologia que consiste em deixar operações de uma empresa mais enxutas, com foco em diminuir desperdícios sem prejudicar a qualidade da solução final. Esse conceito tem sido adotado por vários tipos de empresas, principalmente startups que precisam de alta performance com menos custos operacionais.

Os processos mapeados podem ser classificados de três maneiras: a) os que geram valor realmente, b) os que não geram, mas são importantes para garantir a qualidade e c) os que não geram valor e nem garantem a qualidade do produto ou processo. Esse último é o que deve ser evitado ou, se possível, eliminado.

A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia.
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Conheça os 4 pilares da administração

  • Prever.
  • Organizar.
  • Comandar.
  • Coordenar.
  • Controlar.

São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

A liderança eficaz se baseia em três pilares principais: Delegação, Reconhecimento e Feedback.

Também originário do mesmo país e da mesma época (pós-Guerra), o Kaizen sugere uma espécie de “forma” de se organizar e se portar diante dos processos, enquanto o Kanban é, ele mesmo, uma metodologia de processos.

Cada líder Lean deve possuir e desenvolver estas cinco características: Compromisso; Paixão pelo aprendizado; Empatia e inteligência emocional; Poder de tomada de decisão e Liderança pelo exemplo.

Identificar o valor
E é exatamente por isso que o Lean elenca o valor como primeiro princípio.

Traduzindo literalmente, o termo lean significa “enxuto”. Portanto, a função principal desse método é introduzir em sua empresa a cultura de utilizar nada além dos recursos necessários para a finalização de um trabalho. Essa estratégia ajuda a evitar possíveis desperdícios de recursos e tempo.

O líder lean se abre para o aprendizado", disse ele. Para tanto, a liderança precisa aprender a disseminar frases como "eu não sei, mas vou procurar saber".
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São eles:

  • " Ir" e "ver" ...
  • " Desafiar" ...
  • " Escutar" ...
  • " Ensinar" ...
  • " Apoiar" ...
  • Trabalhar em equipe. ...
  • Aprender.

Por isso, levantamos as 4 principais etapas que fazem parte dessa busca pela excelência, para que elas possam ser estudadas e reproduzidas. Confira!
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1. Trace objetivos e metas

  • Custo operacional.
  • Qualidade do produto.
  • Confiabilidade.
  • Flexibilidade.
  • Velocidade.

Traduzido do inglês, a palavra lean significa enxuto. Sendo assim, essa filosofia atua de forma a buscar utilizar o mínimo de recursos, reduzindo ou até eliminando atividades que não agregam valor, por meio da identificação dos 8 desperdícios propostos pela metodologia.

Estratégia Lean é uma metodologia que surgiu no Japão, no período logo após à Segunda Guerra Mundial, com objetivo de promover a eficácia operacional de produção: entrega de qualidade em curto prazo, com baixo custo e com redução de desperdício.

Mas e como aplicar a metodologia Lean?

  1. Descubra o que é “valor” para seu cliente. O primeiro passo da metodologia lean pode ser o de identificar o que realmente gera valor ao seu usuário. ...
  2. Identifique os maiores desperdícios. ...
  3. Use os métodos ágeis. ...
  4. Crie ou configure um sistema para enxugar. ...
  5. Calcule o custo da baixa qualidade.