Quais são os 4 pilares da Educação PEI?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 27 de maio de 2023
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Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Os quatro pilares abordam o crescimento integral dos alunos, desde o aprendizado da alfabetização a utilização dos números até mesmo ética, respeito, ser criativo, pensante, tudo é importante na vida das pessoas para que podem ter um bom relacionamento em sociedade no geral, em casa no trabalho e em seus ...

Aprender a conhecer
Esse pilar da educação trata, portanto, da necessidade em instruir o indivíduo a buscar, pelos próprios meios, maneiras de descobrir e absorver os mais diversos assuntos. Desta forma ele pode identificar quais instrumentos de aprendizado melhor se encaixam em seu perfil.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

Saber conviver é a habilidade de aprender a viver junto dos outros, com atitudes solidárias, cooperativas e construtivas, integrando e respeitando as diversidades e desenvolvendo um pensamento mais flexível, criativo e inovador, que leva à realização pessoal, mas também à cooperação, à possibilidade de ser fiel ao ...

Cada aluno é único e aprende, portanto, de maneira diferente, e o PEI visa registrar esse caráter individual de cada aluno para que, usando estratégias adequadas, ele possa aprender, assim como os outros estudantes, no ensino regular.

Além da missão do programa, as escolas, no desenvolvimento das ações, devem também levar em consideração os seguintes valores: oferta de um ensino de qualidade para todos; valorização dos educadores; gestão escolar democrática; espírito de equipe e cooperação; comprometimento de toda a comunidade escolar com a ...

O PEI precisa ser construído de forma flexível, colaborativa, integrada e participativa, considerando múltiplos fatores. Quanto mais ele considerar esses aspectos, mais chance terá de cumprir sua função e colaborar para o processo de inclusão.

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

Aprender a fazer significa estar apto para lidar com situações da vida profissional, trabalho em equipe, desenvolvimento corporativo e valores necessários para cada trabalho. Sendo assim, envolve a capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos preexistentes.

Os quatro pilares da educação são formados por: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Com esses pontos, os alunos aprendem, na prática, o respeito, ética, moral, bem como o poder de pensar e ajudar o próximo.

Vejamos a seguir as divisões: Creche: bebês e crianças bem pequenas; Pré-escola: crianças pequenas; Educação infantil: aqui cada faixa terá um ritmo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

“A equidade educacional nos faz refletir se as diferentes características e os contextos de grupos e indivíduos estão sendo respeitados, nas suas especificidades, em nossos espaços de aprendizagens e como estamos disponibilizando recursos e estratégias que assegurem o direito ao acesso de forma igualitária”, pontua ...

É um princípio que está presente em todas as ações de toda a equipe escolar, por meio de ações participativas e afirmativas em todo o cotidiano da escola. A materialização desse princípio se dá por meio do estabelecer de vínculos de consideração, afeto, respeito e reciprocidade entre os estudantes e os educadores.