Quais são os 4 pilares da Educação explique cada um deles?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.

Aprender a fazer significa estar apto para lidar com situações da vida profissional, trabalho em equipe, desenvolvimento corporativo e valores necessários para cada trabalho. Sendo assim, envolve a capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos preexistentes.

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

O sucesso profissional é o resultado de uma combinação de fatores, como conhecimento, experiência, talento e rede de contatos. Mas há também algumas habilidades que são essenciais para enfrentar os desafios e as oportunidades do mercado de trabalho: determinação, persistência e resiliência.

Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.

“A equidade educacional nos faz refletir se as diferentes características e os contextos de grupos e indivíduos estão sendo respeitados, nas suas especificidades, em nossos espaços de aprendizagens e como estamos disponibilizando recursos e estratégias que assegurem o direito ao acesso de forma igualitária”, pontua ...

Aprender fazendo é experienciar o fracasso e transformá-lo em sucesso por meio da atuação integrada de todas as diferentes habilidades presentes em um grupo. Da mesma forma, é saber que a empatia é um desafio constante no processo de aprender, de conviver e de discutir soluções e alternativas com os colegas.

Perguntas temáticas. Outra forma de despertar a prática dos quatro pilares da educação é dar aos alunos atividades que despertem o senso de criatividade e motivem o pensamento crítico frente a casos do dia a dia. Isso pode ser feito por meio de perguntas que façam os alunos pensar sobre os temas falados.

Terceiro pilar: Aprender a ser
Como se aplica: Desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de ...

O projeto de vida traz a possibilidade de arquitetar, conceber e plasmar o que está por vir. O ser humano tanto pode idealizar uma bomba, quanto a cura para uma doença.

São três os fatores que influem no desenvolvimento da capacidade de aprender: Primeiramente, a atitude que querer aprender. É preciso que a escola desenvolva, no aluno, o aprendizado dos verbos querer e aprender, de modo a motivar para conjugá-los assim: eu quero aprender.

Paulo Freire, um dos mais importantes pedagogos brasileiros, dizia: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. A afirmação do educador coloca a troca de conhecimentos como algo indispensável no processo de aprendizagem.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Arquit Coluna simples de concreto, pedra, madeira ou metal que sustenta uma construção. 2 fig Que dá estabilidade ou segurança; apoio, arrimo, suporte.

Sobre conviver, leia o que diz a BNCC: “Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas”.

Qual é a importância do pilar 'aprender a fazer' na educação inclusiva? Estimular o autoconhecimento do aluno e evitar generalizações. Desenvolver o senso crítico e a autonomia do indivíduo. Adquirir estratégias para solucionar desafios e adversidades no futuro.

A família é o começo e o fim de tudo em nossa vida, é nossa base, nosso guia, nossos professores da vida, nossos conselheiros, nosso refugio, nossa fonte de amor e proteção.

O desenvolvimento pessoal tem 2 principais pilares: o autoconhecimento e o planejamento.

O que é desenvolvimento pessoal? “Desenvolvimento” significa algo como crescimento, evolução, aumento e progresso. Já “pessoal” está relacionado a algo individual, que é particular de alguém. Então, o termo “desenvolvimento pessoal” diz respeito ao aumento das suas capacidades individuais.