Quais são os 4 períodos da filosofia?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Lembre-se que a filosofia está dividida didaticamente em 4 períodos:

  • Filosofia Antiga.
  • Filosofia Medieval.
  • Filosofia Moderna.
  • Filosofia Contemporânea.

A história da filosofia na Antiguidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.

A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características. A análise filosófica deve ser, antes de mais nada, rigorosa.

Período Socrático (séculos V a IV a.C.): o segundo período da Filosofia Antiga também pode ser conhecido como período clássico ou antropológico. Nesta fase, os pensamentos envolvem questões relacionadas ao ser humano. De forma mais sistemática, assuntos que envolviam a ética e a política eram predominantes.

A filosofia moderna é a corrente filosófica que tem início no século XV e vai até o século XVIII. O seu fim é marcado pelo início da Idade Contemporânea.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

A filosofia moderna, assim como outras fases da filosofia, pode ser dividida em escolas de pensamento que organizam as diferentes correntes filosóficas da época. As principais escolas da filosofia moderna são: racionalismo, empirismo e idealismo.

Pré-Socrático

O primeiro período da Filosofia grega é denominado como Pré-Socrático (pois seus representantes fizeram uma Filosofia diferente da que foi feita por Sócrates, quase 200 anos depois de Tales de Mileto) ou Cosmológico (pois eles fizeram um tipo de cosmologia, que é uma maneira racional de entender a origem do Universo — ...

Períodos da Filosofia Grega e filósofos

  • Períodos da Filosofia Grega, principais características e seus principais filósofos.
  • Período Pré-Socrático.
  • Período Socrático.
  • Período Sistemático.
  • Período Helenístico.

Platão, Sócrates e Aristóteles, cada qual a seu modo, foram os três filósofos máximos da Grécia Antiga e, também, de toda a Humanidade, em todos os tempos.

Tales de Mileto

Tales de Mileto
Tales (c. 624-546 a.C.) nasceu na cidade de Mileto, na Grécia antiga. Tales é considerado o primeiro filósofo.

A história da Grécia Antiga está dividida em quatro períodos: Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) • Homérico (séculos XII - VIII a.C.) • Arcaico (séculos VIII - VI a.C.) • Clássico (séculos V - IV a.C.) Período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) O primeiro período de formação da Grécia é chamado de pré-homérico.

As escolas pré-socráticas e suas principais ideias

  • Escola Jônica pré-socrática.
  • Escola Itálica pré-socrática.
  • Escola Pluralistas pré-socrática.
  • Escola Eleática pré-socrática.

A filosofia medieval é comumente dividida em dois períodos principais: a patrística e a escolástica.

1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. 3- Princípio do terceiro excluído -> ou é ou não é, não há uma terceira possibilidade. 4- Princípio da razão suficiente ou da causalidade -> para tudo o que existe há uma explicação.

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.