Quais são os 4 paradigmas?

Perguntado por: edantas3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
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São 4 paradigmas que pesquisadores destacam: exclusão, segregação, integração e inclusão. Esse histórico evolutivo dos quatro paradigmas foi uma realidade no mundo e no Brasil.

RESUMO: O objetivo deste artigo consiste em analisar o caminho percorrido pela educação especial, desde a Antiguidade até a atualidade. Sob este enfoque, a evolução do processo de inclusão da pessoa com deficiência perpassa quatro fases bem definidas: a fase da exclusão; da segregação; da integração e da inclusão.

Os 4 Paradigmas da Assistência às Pessoas com Deficiência

  1. O Paradigma da Exclusão – Rejeição Social. ...
  2. O Paradigma da Segregação – Assistencialismo. ...
  3. O Paradigma da Integração – Modelo Médico da Deficiência. ...
  4. O Paradigma da Inclusão – Modelo Social da Deficiência.

Estes aspectos completam-se com detalhada análise de três paradigmas: o biomédico, o epidemiológico e o sociológico.

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45.606.048 brasileiros, o que corresponde a 23,9% da população total, apresentam algum tipo de deficiência – seja auditiva, visual, motora, mental ou intelectual.

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.

Utilizou-se como referência os três Paradigmas Pedagógicos Educacionais, sendo eles o da Instrução, o da Aprendizagem e o da Comunicação (TRINDADE; COSME, 2010).

Durante o paradigma da exclusão a ideia do isolamento se fortaleceu e foram criados locais específicos para o isolamento. A partir de 1910, esses lugares começaram a se tornar instituições oficiais onde as pessoas eram internadas.

Jean Marc Gaspard Itard

Foram vários estudiosos que colaboraram na integração dos deficientes ao meio social e a educação, e seu desenvolvimento. Um dos pioneiros, sempre lembrado como “o pai da Educação Especial”, foi o médico Jean Marc Gaspard Itard.

2008

Assim, para garantir o direito à aprendizagem e de acesso ao currículo, o AEE foi criado em 2008 pela Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

De acordo com este novo paradigma educativo, a escola deve ser aberta à pluralidade e atender a todas as crianças, sem exceção, e, também, deve contar com uma educação de qualidade.

A educação inclusiva no contexto educacional é uma abordagem que procura responder às necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos, com foco específico para aqueles que são vulneráveis à marginalização e à exclusão.

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