Quais são os 4 níveis de biossegurança?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção. O nível de biossegurança de um experimento será determinado segundo o organismo de maior classe de risco envolvido no experimento.

São eles:

  • Pessoas no centro;
  • Segurança do Paciente;
  • Abordagem por processos;
  • Aprendizagem e melhoria contínua.

NB1. O nível de Biossegurança 1 é adequado ao trabalho que envolva agentes bem caracterizados e conhecidos por não provocarem doença em seres humanos sadios e que possuam mínimo risco ao pessoal do laboratório e ao meio ambiente. O laboratório não está separado das demais dependências da edificação.

O nível de Biossegurança 3 é destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco 3 ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco 2. Para este nível de contenção são requeridos além dos itens referidos no nível 2, desenho e construção laboratoriais especiais.

Grau de Risco 4 – Risco Alto
Nessa classificação encontram-se as empresas que mais precisam cumprir normas e leis de segurança por suas atividades oferecerem frequentemente alto risco para os profissionais.

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção. O nível de biossegurança de um experimento será determinado segundo o organismo de maior classe de risco envolvido no experimento.

Grau de risco é uma escala numérica de 1 a 4 definida pela NR4 para avaliar a intensidade de riscos as quais os trabalhadores de cada tipo de empresa estão expostos. Esse valor serve para definir quais obrigações a empresa deve cumprir para estar em dia com as leis trabalhistas.

Quais são os 5 tipos de riscos ocupacionais?

  • Riscos Físicos;
  • Riscos Químicos;
  • Riscos Biológicos;
  • Riscos Ergonômicos;
  • Riscos Mecânicos.

PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DA BIOSSEGURANÇA

  • Avaliação de risco.
  • Universalidade.
  • Barreiras.
  • Eliminação.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Uma das principais normas de biossegurança em hospitais, clínicas e laboratórios diz respeito à higienização das mãos. Elas sempre devem ser lavadas antes do preparo e da ministração de medicamentos e do manuseio do paciente. Apesar de simples, essa é uma das medidas que mais evitam a propagação de doenças.

Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): Inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão, em especial por via respiratória, e que causam doenças em humanos ou animais potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas profiláticas e terapêuticas.

Nível de biossegurança – nº 3 (NB-3)
No terceiro nível de biossegurança se enquadram laboratórios que trabalham com agentes biológicos de elevado risco infeccioso (Classe III), ou seja, microrganismos que trazem um grande risco individual, mas baixo risco para a comunidade.

Existem cinco grandes áreas da biossegurança. Elas são prevenção, organização, emergência, treinamento e manutenção.

Nível 1 de biossegurança (NB-1)
É determinado para a manipulação de agentes da classe de risco 1, ou seja, microrganismos que têm baixa probabilidade de provocar doenças em seres humanos sadios ou animais. Logo na porta, é recomendado afixar um aviso de risco biológico.

Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): Inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade, em especial por via respiratória, ou de transmissão desconhecida. Até o momento, não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes.

(a) NÍVEL DE BIOSSEGURANÇA 1 - NB-1: É adequado ao trabalho que envolva agente com o menor grau de risco para o pessoal do laboratório e para o meio ambiente. O laboratório, neste caso, não está separado das demais dependências do edifício. O trabalho é conduzido, em geral, em bancada.

Bom, o Grau de risco é uma escala numérica de 1 a 4, que é definida pela NR4, para avaliação de intensidade de riscos aos quais os operários de cada tipo de empresa estão expostos. Tal valor serve para se ter uma definição de quais obrigações a empresa deve cumprir para assim estar em dia com as leis trabalhistas.