Quais são os 4 níveis da leitura?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 2 de maio de 2023
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São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. É a capacidade de juntar sílabas, compreender frases e palavras e identificar as informações.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

As 5 etapas do desenvolvimento da leitura

  • Leitura inicial ou decodificação. Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. ...
  • Fluência. ...
  • Ler para aprender. ...
  • Pontos de vista diferentes. ...
  • Consolidação.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

Leitor iniciante: crianças a partir dos 6 anos de idade. Neste momento, elas estão iniciando sua alfabetização, por isso são indicados livros que apresentem textos simples e narrativas lineares, ou seja, com início, meio e fim. É importante também que eles estimulem a imaginação, a inteligência e as emoções da criança.

A leitura é uma atividade complexa que requer o envolvimento de diferentes aspectos cognitivos, sociais e culturais, para sua realização. Para tal, dois processos são considerados fundamentais: a decodificação e a compreensão.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Discuta com os alunos buscando a atenção deles para a idéia principal do texto, bem como seus desdobramentos. Tal estratégia encoraja os alunos a ler nas entrelinhas, deduzindo o sentido das expressões desconhecidas, e relacionar várias partes do texto; O professor deve ter como foco principal a compreensão.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Naturalmente destacamos duas modalidades de leitura, nomeadamente a silenciosa e a oral e algumas das suas técnicas, designadamente a leitura em voz alta, a leitura dialogada, a leitura coral e a leitura expressiva.

  • Tipos de leitura em sala de aula.
  • 1 - Leitura feita em voz alta pelo professor. Nesse tipo de prática, o objetivo é aproximar as crianças do mundo das histórias e proporcionar o prazer através das narrativas. ...
  • 2 - Leitura individual. ...
  • 3 - Leitura compartilhada.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Ehri (2005a, 2005b, 2014) identificou quatro fases no desenvolvimento da leitura: pré-alfabética; alfabética parcial; alfabética completa e alfabética consolidada.

– Silábica:
Nessa fase, a criança já começa a fazer as primeiras associações entre a escrita e a fala – mesmo errando algumas letras. Ela também pode ser dividida em dois níveis: o silábico sem valor sonoro e o silábico com valor sonoro.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.