Quais são os 4 motivos que leva um hacker a propagar um vírus na rede?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Engenharia social. Vulnerabilidades de software e hardware sem patch. Ataques de navegador. Ataques de senha.

Os spywares são usados para que os hackers consigam espiar as informações dos sistemas que desejam invadir, permanecendo em segundo plano sem que sejam notados. Assim, essa é uma das formas mais perigosas de acesso, visto que os hackers terão acesso às informações e poderão também danificar os dispositivos.

Quais são os maiores riscos cibernéticos para as empresas?

  • Prejuízo financeiro;
  • Impacto na credibilidade;
  • Queda do valor das ações na bolsa de valores;
  • Perda de dados pessoais e corporativos.

Os métodos usados para garantir a confidencialidade incluem criptografia, autenticação e controle de acesso aos dados.

O que eles desejam afinal? O cibercriminoso normalmente realiza suas atividades ilegais em cima de empresas e não em indivíduos específicos, pois eles desejam obter a maior quantidade de dados possíveis, para poder utilizá-las, vendê-los ou alavancá-los de alguma maneira para ganhar dinheiro.

Quais os tipos de hackers existentes?

  • 1 – White Hat. São hackers que estudam sistemas de redes há procura de falhas na segurança, respeitando sempre os princípios da sua ética. ...
  • 2 – Black Hat. ...
  • 3 – Grey Hat. ...
  • 4 – Blue Hat. ...
  • 5 – Crackers. ...
  • 6 – Elite.

Através de dados conseguidos por meio de vazamentos. Quando ocorre um vazamento de dados muitas informações sensíveis podem ser disponibilizadas para pessoas mal intencionadas. As senhas são algumas dessas informações que podem ser espalhadas por aí.

Hackers são pessoas com um conhecimento profundo de informática e computação que trabalham desenvolvendo e modificando softwares e hardwares de computadores, não necessariamente para cometer algum crime. Eles também desenvolvem novas funcionalidades no que diz respeito a sistemas de informática.

O Spoofing conta com uma grande diversidade de estratégias que dependem da capacidade do cyber criminoso de se passar por uma outra pessoa. Neste ataque os hackers se comunicam de forma disfarçada através de telefonemas ou e-mails, para parecer que vieram de uma empresa ou pessoa em que as vítimas confiam.

Daniel Lofrano Nascimento

Daniel Lofrano Nascimento, (Bauru, São Paulo, 1988), mais conhecido como Daniel Nascimento, é um empresário, consultor de segurança digital e ex-hacker, tendo sido já considerado um dos maiores hackers do Brasil.

Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa.

Número 1: Record TV. Recentemente a Record TV acionou as autoridades e especialistas em tecnologia para investigar o ataque de ransomware sofrido em outubro. A emissora teve seu acervo de conteúdos sequestrados no ataque e, de acordo com os funcionários, não se sabe ao certo como essa invasão foi possível.

Solar Winds

1. Solar Winds. Solar Winds é considerado, por muitos, como o maior e mais sofisticado dos ataques hackers da história. Isso porque, durante a invasão, foram utilizadas diferentes táticas e estratégias para ter acesso ao material confidencial.

Existem quatro princípios básicos de segurança da informação: Disponibili- dade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade. De acordo com o Princípio da Disponibilidade, a informação estará disponível sempre que for preciso.