Quais são os 4 índices de liquidez?

Perguntado por: idomingues . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os quatro indicadores de liquidez de uma empresa são:

  • Liquidez corrente.
  • Liquidez seca.
  • Liquidez imediata.
  • Liquidez geral.

O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores, etc.).

Liquidez Geral.
Basicamente, a principal diferença entre esses quatro tipos é que cada indicador representa um modelo de prazo e capacidade de pagamento. Enquanto a liquidez imediata está relacionada com as obrigações da empresa a curtíssimo prazo, a liquidez seca e corrente dizem respeito às obrigações de curto prazo.

O que é liquidez imediata? Como o nome sugere, o índice de liquidez imediata procura entender a capacidade de uma organização cumprir com suas obrigações e realizar os pagamentos imediatamente. Isso é bom para avaliar se a empresa conseguiria lidar com emergências financeiras.

– Fórmula Índice de liquidez imediata
Desta feita, temos o indicador de liquidez imediata com uma fórmula um pouco diferente por levar em conta o ativos, valores que estão disponíveis para os gestores. A fórmula é a seguinte: Liquidez imediata = disponível / passivo circulante.

Para o cálculo da liquidez seca, é utilizada a seguinte fórmula: Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) ÷ Passivo Circulante. E por último, a liquidez geral que é o cálculo que representa a saúde financeira de uma empresa a longo prazo, por isso tem resultados bem diferentes da liquidez corrente.

Como a liquidez geral é calculada? Como já foi mencionado anteriormente, todos os indicadores de liquidez se dedicam ao mesmo fim: analisar as empresas com foco na relação entre o seu capital e as suas dívidas. Portanto, todos eles possuem uma mesma fórmula básica: Ativos / Passivos = Liquidez.

Os números-índice, uma medida simplificada entre um valor e um ponto de referência calcula-se assumindo que o valor deve ser multiplicado por 100 e dividido pelo valor de referência.

É possível também comparar o Índice de Liquidez Corrente da empresa com a média da indústria para avaliar se está acima ou abaixo da média. Em geral, um exemplo de liquidez corrente considerada saudável está acima de 1,0. Assim, considera-se a empresa capaz de honrar suas obrigações financeiras de curto prazo.

O indicador de lucratividade é uma métrica que mede a eficiência operacional de um negócio. Ele revela quanto a empresa consegue gerar sobre o trabalho que realiza; ou seja, através dele é possível determinar se se a receita obtida é capaz de pagar a operação e ainda sobrar algo (lucro).

liquidez corrente: ligada aos compromissos de curtíssimo prazo; liquidez seca: representa a capacidade de pagamento em curto prazo; liquidez imediata: assim como a anterior, ligada aos compromissos de curto prazo; liquidez geral: gira em torno das obrigações de longo prazo.

acima de 100%: sinaliza um bom grau de liquidez; igual a 100%: mostra que os recursos de curto prazo são iguais ao total de pagamentos a ser realizado; abaixo de 100%: mostra que a empresa pode ter dificuldades para honrar seus compromissos.

7 exemplos de indicadores de desempenho empresariais

  • Indicadores de lucratividade. ...
  • ROI. ...
  • Valor do Ticket Médio. ...
  • Conversão em Vendas. ...
  • Faturamento por pessoa. ...
  • Produtividade. ...
  • Rotatividade ou Taxa de Turnover.

Os 7 principais indicadores de desempenho de uma empresa

  1. 1 – Taxa de Conversão. Mostra a relação entre os leads que a sua empresa conseguiu captar e os que ela conseguiu converter em clientes. ...
  2. 2 – Faturamento. ...
  3. 3 – Market Share. ...
  4. 4 – ROI. ...
  5. 5 – Taxa de Turnover. ...
  6. 6 – Número de reclamações. ...
  7. 7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS.

Há três indicadores de rentabilidade principais que devem ser aplicados por qualquer negócio: ROE, ROI e ROA. Eles são de cálculo simples, mas essenciais para estudar a saúde financeira.

Se o indicador for menor que 1,0 não é bom, pois não tem ativos suficientes para cada R$ 1 de dívidas. Se o indicador for 1,0, significa que possui ativos na mesma igualdade suas dívidas. Se o indicador for maior que 1,0 é bom, pois significa que possui folga financeira.

ÍNDICE DE LIQUIDEZ GERAL
Ele é dado pela relação entre o ativo circulante somado ao realizável a longo prazo e o passivo circulante mais o exigível a longo prazo. Conforme o balanço patrimonial que estamos usando como base temos então: ILG = (1.864.043,38 + 18.177,94) / (110.012,76 + 12.636,00) = 15,35.

É possível que as empresas sejam incentivadas a melhorar seu desempenho de liquidez. Isto pode ser feito usando o caixa para pagar dívidas de curto prazo. Em geral, este procedimento, aumenta a liquidez quando o índice é menor que a unidade.

O que é Índice? O índice é um indicador que serve para analisar como anda o desempenho das movimentações da economia. Os índices também são utilizados na Bolsa de Valores, medindo o desempenho de um conjunto de ações.

Continuar lendo Quais são índices?