Quais são os 4 impactos ambientais?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais.

  • Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente. ...
  • Poluição hídrica. ...
  • Contaminação e degradação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Impactos da mineração.

O que é impacto ambiental? Trata-se de alterações no meio ambiente causadas pelas atividades humanas que podem ser negativas ou positivas, permanentes ou temporárias. Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico¹.

Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.

Como impacto ambiental positivo pode-se citar a recuperação das matas ciliares, a limpeza de rios e o replantio de árvores, bem como a criação de espaços verdes em grandes centros urbanos.

Obras de revitalização, recuperação de matas, replantio de árvores, limpeza de rios e empreendimentos que criam espaços verdes em meio a grandes centros urbanos são alguns exemplos desse tipo de impacto ambiental.

A poluição tem causado diversos impactos no mundo, como mudanças climáticas, extinção de espécies, destruição da camada de ozônio, agravamento do efeito estufa, chuva ácida, inundações e passivos ambientais críticos.

As mudanças climáticas são o grande problema ambiental que a humanidade terá que enfrentar durante a próxima década; porém, não é o único. A seguir, reexaminaremos alguns deles — desde a escassez de água à perda de biodiversidade ou à gestão dos resíduos — e veremos quais são os desafios que temos pela frente.

Maiores desastres ambientais do mundo

  • Bomba de Hiroshima e Nagasaki (Japão, em 1945) ...
  • Explosão de Chernobyl (Ucrânia, em 1986) ...
  • Fukushima (Japão, em 2011) ...
  • Acidente radioativo em Goiânia (1987) ...
  • Rompimento da barragem em Mariana (2015)

Assim surge o conceito de “poluidor direto e indireto”. De forma bem prática, como os próprios nomes já dizem, o poluidor direto é aquele que causa diretamente a poluição. Enquanto isso, o poluidor indireto também é responsável pelos danos ao meio ambiente, mas de uma forma não imediata.

Os principais problemas ambientais urbanos são: poluição, ilhas de calor, inversão térmica, chuva ácida, enchentes e deslizamentos de terra. Os diferentes tipos de poluição, como a poluição do ar, das águas e do solo, são problemas ambientais urbanos muito comuns nas cidades brasileiras.

Conheça os principais:

  • proliferação de animais e doenças;
  • contaminação do solo e da água pelo chorume;
  • mau cheiro causado pelo lixo em decomposição;
  • entupimento de bueiros e aumento das enchentes;
  • aumento no número de incêndios causados pelos gases gerados pelo lixo em decomposição.

Os principais poluentes da água incluem bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, pesticidas, medicamentos, nitratos, fosfatos, plásticos, resíduos fecais e até substâncias radioativas. Estes elementos nem sempre tingem a água, de tal forma que a poluição hídrica é invisível muitas vezes.

Rompimento da barragem do Fundão

Rompimento da barragem do Fundão em Mariana (2015)
Considerada a maior tragédia ambiental do Brasil até o momento, esse evento aconteceu em 2015 na cidade mineira de Mariana.

Entre os eventos adversos, as secas e estiagens foram as mais recorrentes, sendo responsáveis por 40% dos problemas ambientais no Brasil em 2022. Já as fortes chuvas, as enxurradas, as inundações e os alagamentos representam, juntos, 15,7% das ocorrências.

Os impactos ambientais negativos são ocasionados quando há o rompimento do equilíbrio ecológico devido à pressão que o homem exerce sobre os recursos naturais e está diretamente ligado aos hábitos e costumes existentes na sociedade.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Impactos negativos são aqueles onde as alterações geram danos para o ambiente ou para os recursos naturais. Da mesma forma, o impacto ambiental positivo resulta em melhorias para o meio em que vivemos. É normal que a maioria das pessoas associe o tema apenas com problemas e aspectos negativos.

Vamos lembrar algumas medidas simples que podemos tomar para amenizar os danos no planeta Terra:

  1. Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ...
  2. Usar sacolas retornáveis: ...
  3. Reduzir o uso de gasolina: ...
  4. Economizar água: ...
  5. Use menos energia:

Impacto socioambiental é o efeito que uma ação ou atividade humana pode ter sobre as condições sociais e ambientais de uma determinada área.

Impacto social é a repercussão das ações de uma empresa sobre os públicos de interesse nela. Isso envolve não apenas clientes, colaboradores e fornecedores, como também a comunidade de entorno e demais stakeholders. O conceito está diretamente relacionado com o de cadeia de valor.