Quais são os 4 grupos principais do plano de contas contábil?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas.

Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio.

Desta forma, no plano de contas, da utilidade função e funcionamento, de cada conta ou grupo de conta, tais como: Ativo, Passivo, Patrimônio Liquido, Receita e despesa.

Um plano de contas contábil é basicamente uma lista de todas as “contas” da sua empresa em um só lugar. Ele fornece uma visão panorâmica e estratégica do que cada setor gasta, bem como quais valores ele gera. Os principais tipos de conta neste instrumento são as receitas, despesas, ativos e passivos.

Já para essa teoria, adotada no Brasil e mais utilizada na contabilidade atual, as contas são divididas em dois grandes grupos, que são: contas patrimoniais e de resultado. O primeiro envolve as contas do ativo, passivo e patrimônio líquido da organização. Já o segundo abrange as receitas e despesas.

Segundo estas organizações, o plano de contas contábeis e referenciais, precisam ser divididos em cinco grandes grupos, são eles:

  1. Receitas. ...
  2. Custos. ...
  3. Despesas. ...
  4. Passivo. ...
  5. Ativo. ...
  6. Plano de contas contábil. ...
  7. Plano de contas referencial. ...
  8. Plano de contas gerencial.

A estrutura do plano de contas, como você já sabe, tem 5 níveis principais: Ativos, Passivos, Custos, Despesas e Receitas.
...
Essas categorias terão, portanto, um código de identificação com apenas um numeral, como, por exemplo:

  • Ativos.
  • Passivos.
  • Custos.
  • Despesas.
  • Receitas.

a) ativo circulante; b) ativo realizável a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.

Existem quatro tipos principais de contas de ativos circulantes: dinheiro, contas a receber, estoque e despesas pré-pagas. Cada conta tem seu próprio propósito e é uma parte vital para manter o negócio funcionando sem problemas.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. Portanto, o objetivo é nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.

Os grupos de contas definem critérios que afetam como as contas do Razão no grupo são criadas. O grupo de contas determina: O intervalo permitido a partir do qual o número da conta pode ser selecionado. A estrutura da tela para a criação de contas do Razão na área específica da empresa.

Os tipos de lançamento contábeis são quatro: de uma conta devedora contra uma conta credora; de uma conta devedora contra várias credoras; de várias contas debitadas e apenas uma conta creditada; de várias contas debitadas e várias contas creditadas.

Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado. Cada um desses quatro grandes grupos possui subdivisões.

Estrutura do plano de contas

  1. Ativo. ...
  2. Passivo. ...
  3. Receitas e despesas. ...
  4. Ativo, passivo e grupo de resultados respectivamente. ...
  5. Detalhamento em ordem crescente. ...
  6. Integração dos planos.

Qual é o seu objetivo? O plano de contas é uma ferramenta que reúne as despesas e as receitas (ganhos) de uma empresa. Pode ser algo simples, como uma planilha orçamentária, em que você separa as informações manualmente, descrevendo o tipo de ganho e os tipos de despesas do negócio.

Dentro da estrutura do Balanço Patrimonial o grupo de Passivo possui dois grupos (além do Patrimônio Líquido), segue: Passivo Circulante. Passivo Não Circulante.

Assim, fazem parte dos passivos de um negócio as despesas relacionadas a pagamento de salários, impostos, tributos, empréstimos, fornecedores, entre muitas outras. Ou seja, o passivo também é visto como o saldo redutor dos lucros e do valor do patrimônio de uma empresa.