Quais são os 4 fusos horários do Brasil?

Perguntado por: ejordao2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3, GMT -4 e GMT -5. Como o país fica no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. O fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília, é GMT -3.

Fuso Horário no Mundo

  • Fuso Horário Europeu (GMT + 1), que cobre a maior parcela da Europa e oeste africano;
  • Fuso Horário EUA (GMT – 5) o qual abarca os Estados Unidos e o noroeste da América do Sul;
  • Fuso Horário Russo (GMT + 3), que compreende a Rússia Europeia, Península Arábica e leste da África.

Fuso 2: Ao atingir 45° em relação ao meridiano Zero, o país terá outro fuso, no qual se subtrai três horas do fuso principal. Este fuso compreende a maior parte do território nacional, incluindo o Federal (horário de Brasília), as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, bem como o estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.

Isso acontece por conta da distância da ilha do continente, avançando para o leste e entrando em outa zona horária. Apesar de fazer parte de Pernambuco, Noronha fica mais perto de Natal (387km) do que de Recife (541km).

O identificador de fuso horário IANA para Paraná é America/Sao_Paulo.

São Paulo segue o fuso oficial, mas Manaus não, pois está consideravelmente longe de Brasília, e isso faria com que a percepção do dia ficasse alterada, logo, eles usam um fuso não-oficial, o fuso -4.00 GMT.

Os estados que têm uma hora a menos que Brasília são os seguintes: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins.

O quarto fuso brasileiro possui cinco horas de atraso em comparação com a hora oficial de Greenwich e em duas horas de atrasado em relação à Capital Federal. Esse fuso compreende o estado do Acre e o sudoeste do Amazonas.

As faixas de fuso horário, o qual corresponde a uma hora, possuem 15° cada. Logo, o planeta, que tem 360°, apresenta 24 faixas de fuso horário, cada uma relativa a uma hora do dia civil. O marco inicial do cálculo dos fusos horários no mundo é o Meridiano de Greenwich.

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária localizada nos extremos leste e oeste do planeta a qual marca a mudança da data. Ela está localizada no chamado antimeridiano de Greenwich, ou seja, no ponto 180° de longitude terrestre.

O número de fusos horários da França é 12, sendo este país posição líder nesta seleção, dos 10 países com maior número de fusos horários. A França continental usa UTC+01:00 como horário padrão e UTC+02:00 como horário de verão.

Localização mais próxima ao Polo Sul garante maior tempo de luz solar e pôr do sol mais tarde. Sair do trabalho, trocar de roupa e curtir o sol à beira-mar até as 19h40min: eis um privilégio dos veranistas e frequentadores do litoral sul gaúcho.

O motivo mais simples é que o Nordeste está mais para leste do que o Sul do Brasil. Isso faz com que o dia chegue mais cedo e também a noite chegue mais cedo.

Porque o Nordeste brasileiro avança na longitude para Leste ,então o dia nasce primeiro lá; logicamente a noite cai mais cedo. A linha do trópico de Capricórnio passa sobre a cidade do Rio de Janeiro. Isso indica que o Sol, passa por sobre a cidade no dia 21 de dezembro de cada ano.

Se sairmos do centro geográfico brasileiro, que fica em Barra do Garças, no Mato Grosso, o ponto mais distante fica em um trecho de mar, próximo das Filipinas, a mais de 20 mil quilômetros. Mas, saindo de São Paulo, o ponto mais distante, também no mar, está mais perto do Japão do que das Filipinas.

UTC + 14:00 é o fuso horário onde este mesmo é contado a partir de quatorze horas a mais em relação ao horário do Meridiano de Greenwich. O UTC+14 é o 1º fuso horário do mundo, ou seja, os locais nesse fuso horário são os primeiros a entrarem num novo dia e no Ano Novo.

O UTC+14 é utilizado o ano todo pelas Ilhas da Linha da República de Kiribati e pela Samoa durante o horário de verão.