Quais são os 4 fatores principais que determinam o comportamento do consumidor?

Perguntado por: mteixeira2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Entre os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor podemos citar:

  • Fatores culturais.
  • Fatores sociais.
  • Pessoais (momento)
  • Psicológicos.
  • Medos.
  • Tendências.
  • Financeiro.
  • Opinião de outros consumidores.

O primeiro e mais forte fator de influência no comportamento do consumidor é a cultura na qual ele está inserido.

O comportamento do consumidor é o conjunto de todas as ações e hábitos dos leads durante a jornada de compra. Ele é influenciado por alguns fatores, como cultura, sociedade, necessidades e estágio de vida. Entender esse conceito é fundamental para o planejamento de marketing de um negócio.

Fatores situacionais
Ambiente social: diz respeito às influências de outras pessoas na situação de consumo, como familiares que acompanham ou mesmo promotores. Tempo: é o tempo que a pessoa dispõe para comprar e sua expectativa a respeito.

Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento informacional (o que o indivíduo faz com relação à informação), comportamento animal, comportamento atmosférico etc..

Os 3 pilares de uma estratégia de relacionamento com o cliente

  • Monitoramento da jornada do consumidor.
  • Atendimento personalizado.
  • Pessoal treinado.

Assertividade, passividade e agressividade são três tipos de comportamentos e estilos de comunicação que se caracterizam de diferentes formas e que podem causar benefícios e prejuízos tanto para as pessoas que se comportam e se comunicam quanto para as que estão ao seu redor.

Os estágios do processo de decisão de compra do consumidor

  • Desenvolvimento de crenças sobre o produto;
  • Desenvolvimento de atitudes sobre o produto;
  • Tomada de decisão.

O processo de decisão de compra do cliente envolve cinco etapas básicas. É o processo pelo qual os cliente avaliam a tomada de uma decisão de compra. As 5 etapas são reconhecimento do problemas, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra.

A percepção do cliente é altamente influenciada por vivências pessoais, mesmo que elas não tenham relação direta com a experiência de compra de um produto ou serviço. Você se lembra do exemplo do perfume? Foi um exemplo de vivência sem essa associação.

Conheça os 5 principais fatores que influenciam na decisão de...

  • Entenda as etapas do processo de compra. Reconheça as necessidades. Procure informações. Avalie o que está disponível no mercado.
  • Os principais fatores de influência na decisão de compra. Classe social. Faixa etária e estágio de vida. Estilo de vida.

Confira quais são os cinco fatores:

  • Abertura à Experiências (Openness);
  • Conscienciosidade (Conscientiousness);
  • Extroversão (extraversion);
  • Agradabilidade (Agreeableness);
  • Neuroticismo (Neuroticism).

No Brasil, os cinco fatores básicos desse modelo têm sido chamados de Extroversão, Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência, embora a literatura internacional tenha apontado algumas divergências em relação aos nomes.

Nesse momento, a pessoa passa por mais algumas etapas: Identificação da alternativa preferida, conforme os critérios de avaliação; Intenção de compra, depois de tomar a decisão final; Implementação da compra, que conclui o processo de decisão.

Reconhecimento do problema; Consideração das opções disponíveis; Decisão de compra; O pós-venda.

Fatores situacionais
Tratam-se de fatores ambientais temporários, podendo ser aspectos do ambiente físico, do ambiente social, temporais, de conveniência ou de caráter psicológico.

Portanto, para entender o comportamento do consumidor, é necessário:

  1. Realizar pesquisas de mercado;
  2. Ouvir o cliente;
  3. Monitorar as redes sociais para entender as tendências de consumo;
  4. Utilizar ferramentas de insights, próprias para coletar ideias e tendências nas redes sociais, como o Google Trends.

Os fatores sociais são uma série de aspectos da vida de um indivíduo que contribuem para a construção da sua identidade, do seu comportamento e de seus desejos. Estes aspectos envolvem questões familiares, profissionais, econômicas, e regionais, por exemplo.

É o estudo das motivações que levam as pessoas a consumir um produto ou um serviço. Em teoria, a análise leva em conta elementos da psicologia, da sociologia, da economia e da antropologia social para tentar entender o processo de tomada de decisão do comprador, seja individualmente, seja em grupo.