Quais são os 4 fatores de Piaget?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Quatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração.

As “ferramentas mentais” para essa construção mudam conforme a faixa etária e também conforme o ambiente e os estímulos. Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".

Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento.

Teoria de Piaget: a teoria da aprendizagem na educação infantil. A teoria de Piaget, chamada de teoria piagetiana, foca no desenvolvimento infantil e, por isso, é chamada de teoria do desenvolvimento. Segundo ele: A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.

Esquemas cognitivos - são as estruturas mentais capazes de assimilar, reconhecer, interpretar e classificar os dados do ambiente - conhecimentos adquiridos. Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna.

Tinha como objetivo estudar a evolução do pensamento da infância até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo.

Piaget divide o desenvolvimento moral em 3 fases distintas: anomia, heterônoma e autônoma.

O que são marcos do desenvolvimento?

  • Linguagem e fala;
  • Desenvolvimento motor;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Socialização;
  • Entre outros.

FASES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO JEAN PIAGET | Plataforma Espaço Digital.

A aprendizagem pode ser dividida basicamente em três fases: aquisição, retenção e aplicação. A primeira fase é basicamente ir para aula ou ler um livro. Um teste legal de fazer é ler um capítulo de um livro, fechá-lo e tentar explicá-lo em voz alta.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a seu potencial, que poderá ou não se desenvolver.

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra. Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico. Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.

Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.

A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.

A inteligência só pode se definir pelo seu processo. Ela é um processo de organização, que engloba o conjunto de funções cognitivas e que tende a uma forma de equilíbrio, que caminha em direção a certas formas de equilíbrio final.

Para Piaget, uma criança só pode se apropriar de um conhecimento se compreender seu modo de construção, isto é se puder reconstruí-lo. Portanto agindo no mundo, a criança experimenta situações que desafiam seu raciocínio, e é a partir desse desequilíbrio cognitivo que ocorre a verdadeira aprendizagem.

Sua percepção sobre o aprendizado das crianças serve como base para muitas linhas educacionais atuais – vem de Piaget a origem da corrente pedagógica construtivista, que prioriza a interação no processo de aprendizagem para que o aluno construa e consolide de modo mais sólido seus próprios saberes.