Quais são os 4 exercícios aeróbicos?

Perguntado por: agois . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

E os benefícios podem ser ainda maiores por meio da combinação de atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, bicicleta ou natação, com atividades que envolvem exercícios de força, como musculação ou treinamento funcional.

São exemplos de exercícios aeróbicos: caminhada, corrida, ciclismo e natação. Já a atividade anaeróbica, tem como características maior intensidade e menor duração (explosão) trabalhando a velocidade e a agilidade. Visa o ganho de resistência localizada, também chamada de fortalecimento muscular.

Os treinos aeróbicos são aqueles que utilizam oxigênio no processo de geração de energia para os músculos. Já nos treinos anaeróbicos, a geração de energia para os músculos ocorre sem a presença de oxigênio, sendo aqueles de alta intensidade e curta duração[7].

Dica de treino: Alterne a intensidade do exercício, com 5 minutos de caminhada e 2 de corrida, ou 1 minuto de corrida intensa e 1 de caminhada, por exemplo. A caminhada gasta cerca de 400 a 500 calorias, enquanto a corrida gasta por volta de 500 e 900 calorias, a depender da intensidade do exercício.

Spinning

Entre os exercícios aeróbicos para emagrecer, o Spinning é um dos que mais promovem queima calórica e, consequentemente, ajuda a emagrecer. Uma hora de pedaladas pode render um gasto calórico de 540 calorias, além de delinear e definir os músculos das pernas.

Esteira elétrica:
Isso porque elas possuem recursos que garantem uma maior velocidade e inclinação, o que potencializa o treino e aumenta o gasto calórico. Em uma hora, podem ser queimadas até 1,2 mil calorias, o que faz dela ainda mais eficiente do que uma caminhada.

5 exemplos de exercícios aeróbicos

  1. Caminhar. Este talvez seja o exemplo mais básico de exercício aeróbico. ...
  2. Correr. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Dançar. ...
  5. Andar de bicicleta.

Confira quais os 8 melhores exercícios para emagrecer

  1. Spinning. As aulas de spinning são feitas em cima de uma bicicleta, em diferentes intensidades. ...
  2. Musculação. ...
  3. Natação. ...
  4. Treino de Crossfit. ...
  5. Muay Thai. ...
  6. Corrida. ...
  7. Aulas de dança. ...
  8. Hidroginástica.

Exercícios como ciclismo, natação e caminhada estão entre os exemplos de atividades aeróbicas. As anaeróbicas, por sua vez, têm a força e a contração muscular como base, por isso a musculatura é a principal fonte de energia durante essas ações.

1 – Esteira
Isso porque ao correr você recruta praticamente todos os músculos e ainda precisa carregar o peso do corpo para se movimentar --mesmo na esteira, onde dá pequenos saltos.

Para quem deseja perder peso, a prática de exercícios aeróbicos é recomendada após a hipertrofia. Cerca de 20 ou 30 minutos de duração é o essencial. Isso porque, como o glicogênio já estará desgastado, o corpo começará a utilizar a gordura como combustível para o músculo aguentar a corrida, por exemplo.

Exercício cardio e aeróbico são duas formas de se referir ao mesmo tipo de atividade. Durante um exercício cardio, como correr ou pedalar, você aumenta a frequência cardíaca e respiratória. Isso ativa o metabolismo aeróbico, que consome mais gordura. Por isso, os dois nomes.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha.

Alguns dos principais exercícios que podem ajudar a afinar a cintura e que podem ser feitos em casa são:

  • Abdominal lateral. ...
  • Abdominal cruzado. ...
  • Abdominal na bola. ...
  • Prancha. ...
  • Prancha lateral. ...
  • Abdominal lateral isométrico. ...
  • Torção de tronco.

Isso se dá porque a atividade física ajuda a queimar calorias e a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal. Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga.

Os três exercícios são boas pedidas para quem quer melhorar o condicionamento cardiovascular e emagrecer. No entanto, todos têm vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração antes de escolher em qual deles você vai suar a camisa. A esteira é a campeã na queima de calorias.

“Nossos resultados sugerem que o exercício logo cedo pode ser mais efetivo do que à noite pois aumenta o metabolismo e a queima de gordura.

A musculação sozinha pode ser um mecanismo eficaz para a perda de peso e não necessita ser acompanhada de exercícios aeróbicos, sugere um novo estudo. Segundo a pesquisa, exercícios como levantamento de peso, combinados com déficit calórico, ajudam a reduzir a gordura corporal.

1. Como afinar a cintura com exercícios

  1. corrida ao ar livre ou na esteira;
  2. bicicleta;
  3. natação:
  4. pular corda;
  5. polichinelos;
  6. dança rápida;
  7. caminhada (quanto mais rápida, maior a queima de gordura).

Porém, cada um desses exercícios tem diferentes benefícios: a escada é um exercício de baixo impacto e contribui para a melhoria do sistema cardiorrespiratório e cardiovascular e auxilia na resistência muscular, já a esteira é um exercício de alto impacto que ajuda na flexibilidade das articulações e melhora do sistema ...