Quais são os 4 ensinamentos dos iluministas?

Perguntado por: agoncalves7 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os conceitos de igualdade, liberdade e fraternidade, desenvolvidos pelos iluministas, foram aplicados durante o processo revolucionário francês. A França vivia sob o Antigo Regime, em que o governo era absolutista e o conhecimento era pautado pelo clero. Não havia liberdade política, econômica e social.

Principais filósofos iluministas

  • Voltaire. Voltaire foi um filósofo francês muito importante, suas ideias foram essenciais não só para o movimento iluminista, mas também apara a Revolução Francesa. ...
  • Jean-Jacques Rousseau. ...
  • Montesquieu. ...
  • Adam Smith. ...
  • Denis Diderot.

O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, em meados do século XVIII, e teve grande influência na França. Os iluministas defendiam a predominância da razão sobre a fé e os misticismos. Faziam profundas críticas ao modelo de Estado absolutista e aos princípios econômicos do mercantilismo.

Conheça, a seguir, os cinco principais filósofos iluministas.

  • Thomas Hobbes (1588-1679)
  • John Locke (1632-1704)
  • Montesquieu (1689-1755)
  • Voltaire (1694-1778)
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII. Esse movimento valorizava a razão em detrimento da fé, afirmando que a razão era o meio para garantir o progresso da humanidade. Criticava o absolutismo e acreditava ser necessário limitar o poder real.

A maioria dos pensadores iluministas DEFENDIA: a liberdade de expressão, a criação de mais escolas, a igualdade jurídica, a divisão de poderes dentro do Estado, o avanço da ciência e da técnica aplicadas em setores como transportes, comunicação e medicina.

TEMA: ILUMINISMO
Combatiam o conhecimento baseado na autoridade e tradição. Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida, isso os fazia otimistas.

John Locke

John Locke – por muitos, ele é considerado como o pai do movimento iluminista. A obra mais conhecida do autor foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, escrito por ele em 1689.

Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental. Propunham a igualdade jurídica (igualde perante a lei) e o ensino gratuito, público e laico.

Os quatro principais precursores do Iluminismo foram Descartes, Bacon, Locke e Newton. O primeiro, francês, René Descartes (1596-1650), foi considerado o pai do racionalismo moderno e sua principal obra foi o 'Discurso do Método'. Nessa obra, adotou a dúvida sistemática como meio para encontrar a verdade.

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

O iluminismo foi um movimento intelectual que defendeu a valorização da razão em detrimento da fé como forma de entender o mundo e os fenômenos da natureza. Defendeu o desenvolvimento científico e acreditava que este levaria ao progresso da humanidade e à formação de uma sociedade sem injustiças e sem tirania.

Essa concepção iluminista de educação influencia até hoje muitas escolas no Ocidente. No Brasil, por exemplo, é muito frequente a ideia de que a educação é o principal meio para se alcançar o “progresso” de uma nação e desenvolvimento pleno do indivíduo, que se tornaria uma pessoa apta a viver em sociedade.

Ele defendia a igualdade total entre todos os homens como ponto fundamental de uma boa sociedade. Junto disso, defendeu a tese igualitarista de que todos deveriam ser tratados da mesma maneira, tanto politicamente quanto socialmente.

O Iluminismo chegou ao Brasil através das publicações que eram contrabandeadas para a colônia. Igualmente, vários estudantes que iam à Universidade de Coimbra também tiveram contato com as ideias iluministas e passaram a difundi-las.

Os iluministas divulgavam seus saberes a partir da publicação de livros, revistas e outros impressos. Na França, uma das obras mais importantes produzida pelos iluministas foi a Enciclopédia, organizada pelo filósofo e escritor Denis Diderot e pelo matemático Jean le Rond d'Alembert.

O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços que, concomitantemente à Revolução Industrial, abriram espaço para a profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa. Defendiam, sobretudo, a liberdade, seja ela a liberdade de expressão, liberdade política ou a liberdade econômica.