Quais são os 4 elementos necessários para o fogo?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Para entender o fogo, temos que saber a função de cada componente necessário :

  • Comburente. É o elemento que ativa e da vida a combustão. ...
  • Combústivel. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão. ...
  • Calor. ...
  • Reação Química em Cadeia.

O fogo pode ser definido como um fenômeno físico- químico em que ocorre uma reação de oxidação, emitindo luz e calor. Devem coexistir quatro componentes para que ocorra o fenômeno do fogo: 1) Combustível; 2) Comburente (oxigênio); 3) Calor; 4) Reação em cadeia.

Formas de Propagação de Incêndios
por Convecção, onde a energia é transportada pela movimentação do ar aquecido pela combustão; por Condução, onde a energia é transportada através de um corpo; por Projeção de partículas inflamadas, que pode ocorrer na presença de explosões e fagulhas transportadas pelo vento.

Somente no século XIII foi descoberto que o oxigênio é o maior responsável para que o fogo aconteça.

Combustível + Comburente = Luz + Calor + Fumaça, Cinzas, Gases, etc. Até pouco tempo atrás, havia a figura do triângulo de fogo, que agora foi substituída pelo TETRAEDRO DO FOGO, pela inclusão da reação em cadeia. Eliminando-se um desses 4 elementos, terminará a combustão e, consequentemente, o foco de incêndio.

Esse quarto elemento, também denominado transformação em cadeia, vai for- mar o quadrado ou tetraedro do fogo, substituindo o antigo triângulo do fogo. É todo material que queima. São sólidos, líquidos e gasosos, sendo que os sólidos e os líquidos se transfor- mam primeiramente em gás pelo calor e depois inflamam.

Podemos classificá-los em:

  1. Combustíveis Sólidos. O que entra em combustão não é o corpo em si, mas os vapores desprendidos. Fatores que afetam a combustibilidade. ...
  2. Combustíveis Líquidos. Os combustíveis líquidos também não ardem. Os vapores desprendidos da sua superfície é que entram em combustão. ...
  3. Combustíveis Gasosos.

Esses elementos são: o combustível, que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.

O principal exemplo de comburente existente é o oxigênio. A maior parte das reações de combustão tem como comburente o oxigênio.

Existem 4 fases que caracterizam o incêndio, e são elas: inicial; crescente; desenvolvida e a fase final.

A resposta correta é: Calor, reação em cadeia, combustível e comburente.

Destes pressupostos, retiramos os métodos de extinção do fogo: extinção por resfriamento, extinção por abafamento, extinção por isolamento e extinção química.

ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

  • ESTUDO PRELIMINAR.
  • ANTEPROJETO.
  • PROJETO BÁSICO.
  • PROJETO EXECUTIVO.
  • VERIFICAÇÃO E REVIÇÃO.

Fogo - É uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. 2. Incêndio - É todo o fogo não controlado pelo homem que tenha a tendência de se alastras e de destruir.

Na verdade, o fogo não apresenta estado físico, já que ele não é matéria. O fogo não ocupa espaço e não apresenta massa, logo, ele não pode ser sólido, líquido, gasoso nem plasma. Sendo assim, sobrou apenas a opção energia. É isso mesmo, o fogo é energia.

Os gravetos de madeira são mais substanciais e sustentam o fogo. Nesse sentido, os dois compostos são necessários para criar uma chama boa e duradoura. Materiais inflamáveis eficientes: jornais, cotonetes e papel toalha (caso os tenha no acampamento).

A combustão ocorre quando um combustível reage com oxigênio e produz calor, gás carbônico e água (se for completa) ou monóxido de carbono ou fuligem (se for incompleta).

3.2 COMBURENTE
É o elemento que ativa e dá vida à combustão, se combinado com os vapores inflamáveis dos combustíveis. O oxigênio é o comburente comum à imensa maioria dos combustíveis.

dióxido de carbono

Os principais produtos da reação de oxidação são dióxido de carbono (CO2) e vapor de água. A quantidade de calor liberado na reação vai variar conforme o material utilizado como combustível, essa quantidade de calor é chamada de poder calorífero da substância.