Quais são os 4 átomos?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 3 de abril de 2023
3.9 / 5 15 votos

Nesse sentido, há quatro tipos principais de átomos: isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.

1.1. Estrutura Atômica
Os átomos são constituídos por partículas elementares: os prótons, os nêutrons e os elétrons. A Tabela I mostra algumas características das partículas atômicas.

O átomo é formado por pequenas partículas, também chamadas de partículas subatômicas: elétrons, prótons e nêutrons. A maior parte da massa do átomo concentra-se no núcleo, uma pequena e densa região. O seu maior volume encontra-se na eletrosfera, local de espaços vazios, pois os elétrons orbitam ao redor do núcleo.

Os quatro elementos são oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio. Antes que você comece a pensar que deveríamos estar flutuando com todos esses átomos de oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, lembre-se que o oxigênio é parte importante da água em nosso corpo (H2O).

Postulados da teoria atômica
Os átomos de diferentes elementos têm diferentes propriedades; Cada elemento é caracterizado pelo peso do seu átomo; A formação de uma substância composta se dá pela união entre os átomos dos elementos; Os átomos preservam sua identidade em todas as transformações químicas.

O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo.

Isso aumenta o número de blocos de construção para mais de quatro partículas, mas considerando que o número de átomos em um corpo de 70 kgs é de 7 mil quatrilhões (ou seja, um 7 seguido de 27 zeros), é até razoavelmente simples estabelecer que 99,95% do seu peso corporal é composto de apenas sete elementos.

As 7 partículas subatômicas mais importantes

  • Neutrino.
  • Elétron.
  • Glúon.
  • Bósons da força fraca.
  • Fóton.
  • Gráviton.

A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

O número atômico é igual ao número de prótons no núcleo. Sendo assim, para conhecer o valor de Z, basta saber o número de prótons que a partícula atômica possui em seu núcleo. Por exemplo, um átomo que possui oito prótons no núcleo tem um número atômico igual a oito (Z = 8).

O átomo é a partícula base formadora de toda matéria.
A hipótese de uma partícula indivisível, substancial à matéria, foi lançada pela primeira vez na Grécia Antiga por Demócrito, que foi desacreditado pelos seguidores de Aristóteles.

John Dalton

O primeiro modelo atômico foi proposto por John Dalton, em 1808. Apoiado no modelo grego, o cientista afirmava que o átomo era uma esfera maciça, indivisível e indestrutível, o que para ele representava a menor porção da matéria. O modelo atômico de Dalton ficou conhecido como “bola de bilhar”.

Hoje sabemos que os elétrons são as partículas de menor massa que compõem o átomo.

São eles: oxigênio (O), carbono (C), hidrogênio (H), nitrogênio (N) e cálcio (Ca).

Atualmente são conhecidos 114 elementos, mas somente 92 deles são encontrados na natureza, sendo que 22 são sintéticos e podem se classificar em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintetizados que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Tecnécio (Tc), Frâncio (Fr), Astato (At).

Para que um microrganismo possa ser considerado responsável por uma doença deve: 1 ser encontrado em todos os casos da doença; 2 ser cultivado em cultura pura; 3 provocar a doença quando inoculado num animal de experiência; 4 poder ser isolado desses animais e cultivado em cultura pura.

Sendo assim, os principais modelos atômicos desenvolvidos para entender a natureza da matéria foram: Modelo atômico de Dalton (1803) — “Modelo bola de bilhar” Modelo atômico de Thomson (1898) — “Modelo pudim de passas” Modelo atômico de Rutherford (1911) — “Modelo nuclear”