Quais são os 3 três principais componentes da matriz extracelular?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A Matriz Extracelular está dividida em três componentes principais: os componen- tes fibrilares, os componentes não-fibrilares e as microfibrilas. Os componentes fibrilares estão representados pelos colágenos fibrilares e pelas fibras elásticas.

A matriz extracelular consiste em uma rede complexa de proteínas e cadeias de polissacarídeos secretados pelas células. Sua disponibilidade é variada em diferentes tipos de tecido.

Matriz celular de células animais
Um componente principal da matriz extracelular é a proteína colágeno. Proteínas de colágeno são modificadas com carboidratos e, uma vez que eles são liberados da célula, reúnem-se em longas fibras chamadas fibrilas de colágeno 1start superscript, 1, end superscript.

A matriz extracelular (MEC) é uma rede complexa composta por quatro grandes classes de macromoléculas: colágenos, proteoglicanos (PGs), glicosaminoglicanos (GAGs) e glicoproteínas adesivas.

MATRIZ EXTRACELULAR
Geralmente é formado por uma parte fibrosa, contendo fibras proteicas, e uma parte amorfa, a substância fundamental, formada por glicosaminoglicanos, proteoglicanos, proteínas multiadesivas e íons.

Os três componentes do tecido conjuntivo são células, substância fundamental e fibras. A substância fundamental e as fibras compõem a matriz extracelular (MEC). A célula primária do tecido conjuntivo é o fibroblasto. Sua função é produzir e manter a MEC do tecido conjuntivo.

As fibras presentes no tecido conjuntivo são de três tipos: colágenas, elásticas e reticulares.

Os tecidos conjuntivos podem ser: Tecido sanguíneo. Tecido ósseo. Tecido cartilaginoso.

Atualmente sabe-se que, além de auxiliar na ligação das células para a formação dos tecidos, a matriz extracelular tem papel importante no controle do crescimento e na diferenciação celular e, nessa interação, moléculas como proteoglicanos, glicosaminoglicanos, proteases e glicosidases desencadeam eventos de ...

Tecidos como a pele, pulmões, grandes vasos sanguíneos, bexiga, e em sítios no interior de órgãos, que possuem propriedades elásticas, ou seja, a capacidade de serem distendidos e de voltarem à forma original, ao exercerem as suas funções, apresentam na matriz extracelular um sistema elástico, constituído por uma rede ...

O tecido epitelial destaca-se pela presença de células bastante unidas. O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. Nesse tecido, são encontradas células responsáveis pelo revestimento de superfícies e pela secreção de substâncias.

A matriz óssea é formada por elementos orgânicos (fibras colágenas, proteoglicanos e glicoproteínas) e elementos inorgânicos que constituem cerca de 50% do peso do matriz óssea. Os elementos inorgânicos são íons fosfato, cálcio, bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato.

Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica.

A parte orgânica da matriz é formada por fibras colágenas, constituídas de colágeno tipo I, V e X, e por pequena quantidade de protoglicanas e glicoproteínas adesivas. A associação de hidroxiapatita com fibras colágenas é responsável pela dureza e resistência do tecido ósseo.

Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células móveis, ocorrendo, portanto, em várias partes do tecido.

COMPARTILHE: Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.

O tecido conjuntivo faz a junção de diferentes tecidos. Possui grande quantidade de matriz extracelular, classificada em substância fundamental amorfa (SFA), basicamente a parte líquida, e em fibras proteicas.

O tecido conjuntivo propriamente dito está espalhado amplamente pelo nosso organismo. Ele pode ser dividido em frouxo e denso. O frouxo apresenta fibras que não estão firmemente arranjadas, e o denso possui grande quantidade de fibras intimamente entrelaçadas.

A célula em questão é o neurônio. Neurônios.

Tipos de Tecidos. O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.

De acordo com a sua função, existem dois tipos de tecido epitelial: de revestimento e glandular. No entanto, pode haver células com função secretora no epitélio de revestimento.