Quais são os 3 três métodos de balanceamento de equações?

Perguntado por: ibeiramar9 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O balanceamento químico é realizado para ajustar os coeficientes estequiométricos das substâncias com objetivo de estimar a quantidade dos componentes presentes na reação química. Isso pode ser realizado de várias formas. Os principais métodos são: tentativas, oxirredução e algébrico.

Um dos métodos mais utilizados para realizar o balanceamento das equações é o método das tentativas, que basicamente segue os seguintes passos: 1. Indicar o coeficiente “1” para o elemento que aparece em somente uma substância em um dos membros.

O balanceamento é feito transpondo o índice do carbono no reagente e usando-o como coeficiente no produto que tem átomos desse elemento. Somando o número de átomos de oxigênio nos produtos formados encontramos o número de átomos do elemento que deve estar reagente.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação). A compreensão das reações químicas é primordial para tudo que envolve a Química.

Macete para balanceamento
Existem outras regras para facilitar a ordem de balancear os elementos químicos. Uma delas inicia o balanceamento por metais, em seguida ametais, e deixando por último os elementos hidrogênio e oxigênio.

Uma equação química está balanceada quando o número de átomos que aparece nos reagentes é exatamente igual aos átomos que estão nos produtos, para cada elemento. Isso significa que nenhuma partícula química se perde ou se adiciona no espaço, elas apenas passam por transformações.

O que é balanceamento? Por que balancear? O objetivo do balanceamento do pneu é distribuir o peso igualmente em toda a circunferência do pneu, evitar vibrações e aumentar a vida útil do pneu.

Balanceamento por tentativa. Esse método consiste na escolha arbitrária dos coeficientes estequiométricos até que se igualem as quantidades dos átomos de reagentes e produtos. Para esse método, podemos seguir um roteiro que pode facilitar o balanceamento.

Observe que os elementos que estão à esquerda da seta são denominados reagentes, os quais participam das reações químicas, enquanto aqueles que estão à direita são chamados de produtos, ou seja, as substâncias que são formadas a partir dessa reação.

Quanto custa o alinhamento e balanceamento do carro em 2023? O preço do alinhamento e balanceamento do carro varia de acordo com a região e o modelo do veículo. Em 2023, a média de valores está entre R$ 120 e R$ 200 nas principais capitais, podendo variar segundo os critérios mencionados.

De acordo com a marca de pneus Michelin, o balanceamento é importante para evitar o desgaste prematuro e irregular de pneus. Ainda segundo a marca, o balanceamento evita problemas nos componentes da suspensão e da direção. Desbalanceado, o volante – e até mesmo o carro – vibram.

A estequiometria corresponde aos cálculos de massa, de mol e de volume das substâncias de uma reação química, com base na proporção dada pelos coeficientes da equação. Na Química, assim como em muitos ramos de nossa sociedade, os cálculos estão muito presentes.

Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação. Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química. Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio, formando duas moléculas de água.

As equações químicas são formas de representação simbólica de processos químicos, colocando-se os reagentes à esquerda e os produtos à direita. Nas equações químicas, utilizam-se símbolos específicos para não só identificar os participantes, mas também condições específicas, tais como calor, luz, catalisador etc.

Segundo a recomendação geral dos fabricantes de veículos, o motorista deve alinhar e balancear o carro sempre quando se aproximar da marca dos 10mil km rodados. Porém, esta não é uma regra. As manutenções podem ser feitas antes, se o motorista perceber anormalidades ou simplesmente por cautela.

Na química inorgânica podemos classificar as reações em quatro tipos diferentes:

  1. Reações de síntese ou adição. As reações de síntese ou adição são aquelas onde substâncias se juntam formando uma única substância. ...
  2. Reações de análise ou decomposição. ...
  3. Reações de deslocamento. ...
  4. Reações de dupla-troca.

As reações inorgânicas podem ser classificadas em: reações de síntese ou adição, de decomposição ou análise, de simples troca e de dupla troca ou metátese.

O que são reações reversíveis? São reações químicas nas quais os reagentes se transformam em produtos e estes podem reagir entre si de maneira a regenerar os reagentes iniciais. Como as reações reversíveis acontecem nos dois sentidos indicados, elas tendem para um estado de equilíbrio, chamado de Equilíbrio Químico.

Os principais métodos são: tentativas, oxirredução e algébrico. Esse recurso de ajuste tem como base a Lei da conservação das massas, também chamada de Lei de Lavoisier, que afirma: “Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.”

Como o balanceamento de equações é feito sempre por tentativa, não existem regras específicas que nos ajudem. Todavia, algumas orientações podem ser úteis. Sempre iniciar o balanceamento pela maior fórmula. Entende-se como maior fórmula aquela que apresenta a maior quantidade de átomos.

A Lei de Lavoisier ou Lei de Conservação das Massas afirma que, em uma transformação química, a massa dos produtos é igual à massa dos reagentes. De acordo com a Lei de Lavoisier, a massa dos produtos é igual à massa dos reagentes em uma reação química.