Quais são os 3 tipos de treinamentos?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Treinamento de integração ou onboarding. Treinamento comportamental ou soft skill. Treinamento técnico ou hard skill.

De acordo com Chiavenato (1999), o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas: Diagnóstico, Desenho, Implementação e Avaliação.

Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).

Estes quatro elementos são respectivamente: Nível 1 – Reação; Nível 2 – Aprendizagem; Nível 3 – Comportamento; Nível 4 – Resultados.

Os treinamentos buscam levar conhecimento para profissionais realizarem as suas atividades de forma mais rápida e eficaz. Isso reflete diretamente no aumento de produtividade, já que, com novas habilidades, é possível agilizar diferentes etapas dos processos em suas demandas.

Os treinamentos organizacionais, ou treinamentos de equipe, são práticas realizadas para impulsionar o aprimoramento de times, departamentos e equipes para atender as necessidades do negócio.

As principais técnicas apresentadas por Chiavenato (1999) para transmitir as informações e treinar pessoas são as leituras e a instrução programada. De acordo com Chiavenato (1999) avaliação é a etapa final, ou seja, a verificação dos resultados.

Neste artigo abordar-se-á 7 princípios científicos de Treinamento Desportivo que são: O Principio Cientifico da Individualidade Biológica; O Principio da Adaptação; O Principio da Síndrome Geral da Adaptação (SAG); O Principio da Sobrecarga; O Principio da Continuidade; O Principio da Reversibilidade; O Principio da ...

O ciclo de treinamento corporativo é um conjunto de atividades que visa aprimorar as habilidades de um colaborador de acordo com seu trabalho e função. É indispensável para as organizações que desejam manter-se constantemente competitivas e atualizadas às novas tendências do mercado.

O Treinamento visa qualificar o profissional para algo específico das suas tarefas ou para uma promoção em um cargo desejado. É considerado também como uma iniciativa corporativa que auxilia no aprimoramento das competências, habilidades e atitudes.

O que é o treinamento funcional? Trata-se de um método de treino que utiliza exercícios que aprimoram nosso corpo para realização de um esporte ou de movimentos e funções do dia a dia, como agachar, correr, sentar, pular, empurrar ou carregar um objeto etc.

Uma série é um número de repetições por exercício seguido por um intervalo de descanso. Exemplo: 3 x 8 (três séries de oito repetições).

A 6Ds é uma metodologia de aprendizado corporativo que reúne 6 etapas para criar um processo de capacitação empresarial focado nos objetivos e nos resultados. Ou seja, trata-se de treinamentos criados com intuitos específicos e voltados para os resultados práticos.

O principio da adaptação é outro principio extremamente importante no treinamento desportivo. De acordo com Weineck (1991) a adaptação é a lei mais universal e importante da vida. Adaptações biológicas apresentam-se como mudanças funcionais e estruturais em quase todos os sistemas.

São diversas modalidades que se enquadram nesse tipo de treinamento, como por exemplo:

  • Caminhada.
  • Corrida de rua.
  • Ciclismo.
  • Dança.

É a quantidade de vezes que você treina, por exemplo quanto dias da semana que você vai à academia. Essa é a peça-chave. Determinar que você vai treinar 2 ou 3 vezes na semana, por exemplo, já pode ser a variável determinante para seus resultados serem um fracasso.

Existem 6 tipos de treinamentos e desenvolvimento de pessoas considerados principais para aumentar a produtividade de empresas.

  • Treinamento de Troca de papéis. ...
  • Treinamento de Gamificação. ...
  • Treinamento de Coaching corporativo. ...
  • Treinamento on-line. ...
  • Treinamento comportamental. ...
  • TreDesenvolvimento de liderança.

Como realizar a avaliação de treinamento? Uma série de aspectos podem e devem ser levados em consideração na hora de avaliar a eficácia dos treinamentos: o uso no dia a dia das informações adquiridas, o retorno em lucro comparado ao valor investido no treinamento, o aumento da qualidade do trabalho após as aulas etc.

Podemos considerar como um treinamento operacional qualquer um que otimiza e facilita as tarefas do dia a dia do colaborador. Ou seja, pode ser desde um curso de vendas, atendimento ao cliente ou operação de máquinas e equipamentos. O objetivo do treinamento operacional é tornar os processos mais eficientes.

O treinamento tem como objetivo qualificar, desenvolver habilidades e conhecimentos aos profissionais, com o intuito de assim desempenharem melhor suas tarefas na organização.

Como elaborar um modelo de cronograma de treinamento eficaz

  1. 1 – Defina os objetivos e resultados esperados. ...
  2. 2 – Divida as atividades em etapas. ...
  3. 3 – Estipule os prazos. ...
  4. 4 – Monte o calendário de planejamento. ...
  5. 5 – Valide o modelo de cronograma de treinamento com os responsáveis por cada etapa.