Quais são os 3 tipos de receptores sensoriais?

Perguntado por: adias . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

exteroceptores, que recebem estímulos do exterior do animal, visceroceptores, que recebem estímulos dos órgãos internos, e. proprioceptores, localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo ou sobre a força que é necessário aplicar.

Podemos encontrar três tipos de receptores na pele: os corpúsculos de Pacini ou de Vater-Pacini; os corpúsculos de Meissner e os discos de Merkel.

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

Receptor é aquele ou aquilo que recebe algo. O verbo receber, por sua vez, faz referência a obter, tomar , assumir ou assimilar alguma coisa.

Quimiorreceptores: Respondem a estímulos químicos. Fotorreceptores: Respondem a estímulos luminosos. Mecanorreceptores: Respondem a estímulos como pressão, tensão e som. Nesse último caso, alguns autores preferem chamá-los de fonorreceptores.

Receptores sensoriais

  • Papilas fungiformes.
  • Papilas foliáceas.
  • Papilas circunvaladas.
  • Papilas filiformes.

Ele é composto pelos órgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos. Graças a ele, podemos perceber melhor o mundo e nosso corpo.

Em nossa língua estão as papilas gustativas, que são as responsáveis pelo nosso paladar. Nela podemos encontrar quimioceptoresque detectam a presença de substâncias químicas. Há papilas gustativas especializadas na percepção dos quatro sabores (azedo, salgado, doce e amargo).

Os quatro diferentes tipos de sensibilidade são: a sensibilidade superficial ou exteroceptivas que engloba a dor superficial, o tato e a sensibilidade térmica; a sensibilidade proprioceptiva a qual fornece informações cinético-posturais das diferentes partes do corpo; a sensibilidade profunda da qual fazem parte a ...

Os estímulos sensoriais são as ações ligadas a visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição. A canção de ninar, o balanço no colo, o sabor dos alimentos, a textura da pele dos pais, da roupinha, os pezinhos no chão, o vento na pele, a água no corpo e o tapinha nas costas são alguns exemplos mais comuns.

Fotorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos luminosos; Mecanorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos mecânicos, como pressão e toques; Fonorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos sonoros. Muitos autores consideram esses receptores como mecanorreceptores.

Os receptores sensoriais podem ser classificados de acordo com a natureza do estímulo que captam e também de acordo com o local onde captam os estímulos. Um receptor sensorial, é responsável por reconhecer um estímulo no ambiente, seja esse estímulo interno ou externo, exercendo alguma ação no corpo humano.

Ao serem ativados por estímulos provenientes de outras células e do meio, os receptores celulares geram sinais cuja transdução é realizada por diversas vias de sinalização molecular, culminando em uma resposta da célula condizente com o estímulo recebido.

O melhor exemplo de receptor são os motores elétricos, uma vez que eles transformam energia elétrica em energia mecânica. Em um circuito, o receptor recebe energia do gerador, transformando-a de tal que forma que ocorre uma redução na força eletromotriz.

Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.

Os órgãos do sentido e suas funções

  • Tato. O principal órgão do sentido para o toque é a pele. ...
  • Olfato. O olfato é uma experiência sensorial que consegue observar e emitir sinais para diferentes odores. ...
  • Paladar. O principal órgão do sentido para o paladar é a língua. ...
  • Audição. ...
  • Visão.

O corpo humano é composto de cinco sentidos: a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato. Eles fazem parte do sistema sensorial, responsável por enviar as informações obtidas para o sistema nervoso central que, por sua vez, analisa e processa a informação recebida.

Suas principais funções são: execução dos movimentos voluntários; garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo; controlar o tônus muscular e postura, entre outras.

Enquanto os receptores sensoriais dos sentidos especiais (visão, audição, gustação, olfato e equilíbrio) estão restritos à cabeça, os do sentido somático geral estão espalhados pelo corpo todo. A sensibilidade somática é constituída de: tato; temperatura; nocicepção (dor e prurido) e propriocepção.