Quais são os 3 tipos de radiações?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

As radiações Alfa, Beta e Gama possuem diferentes poderes de penetração, isto é, diferentes capacidades para atravessar os materiais. Assim como os raios-X os raios gama são extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal (veja a figura a seguir).

Os tipos de radiações ionizantes mais comuns são: os raios-X, que são usados em aparelhos de radiologia para uso médico, e as partículas alfa e beta, e os raios-gama, emitidos por núcleos de átomos instáveis, ou seja, átomos radioativos.

características das radiações alfa, beta e gama. A poluição nuclear é considerada a forma mais perigosa de poluição.

Existem as partículas alfa, que geralmente não conseguem ultrapassar a pele de uma pessoa. são praticamente inofensivas. Já as partículas beta são capazes de atingir cerca de um centímetro na pele e podem causar queimaduras. Os raios gama são os mais perigosos.

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

Existem quatro modalidades de radiações ionizantes conhecidas como Alfa, Beta,Gama e Raio-x, que podem ser separadas por um campo magnético ou elétrico.

infravermelho

O corpo humano emite radiação no domínio do infravermelho, ao qual os nossos olhos não são sensíveis, mas que pode ser detectada com sensores apropriados. Os óculos de visão nocturna usados pelos soldados americanos no Golfo são um uso deste princípio.

De acordo com sua capacidade de interagir com a matéria, as radiações são classificadas em ionizantes, não ionizantes e eletromagnéticas.

Exemplos de radiação ionizante
Enquanto partículas alfa podem ser bloqueadas por uma folha de papel, partículas beta requerem alguns milímetros de, por exemplo, alumínio, para bloqueá-las, enquanto a radiação gama de alta energia requer materiais densos para bloqueá-la, como por exemplo, chumbo ou concreto.

Radiações ionizantes: Raios X, Raios Gama, partículas alfa, beta, pósitrons, nêutrons etc. Radiações não ionizantes: Ondas de Raio e TV, micro-ondas, infravermelho, luz visível e ultravioleta.

A radioatividade entra no corpo através da inalação ou é absorvida através da pele. Câncer de tireoide, tumores, leucemia aguda, doenças oculares, distúrbios psicológicos e até mesmo danos à composição genética são apenas algumas das piores consequências à saúde que a alta exposição à radiação pode causar em humanos.

A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

A radiação no organismo humano produz efeitos, que representam danos diferentes para cada região afetada. As gônadas sexuais, os pulmões, o estômago e a medula óssea apresentam uma grande sensibilidade à radiação.

A queimadura solar é o dano causado à pele através da radiação ultravioleta (UV) que, geralmente, aparece dentro de poucas horas após exposição excessiva à luz solar ou de origem artificial (como câmaras de bronzeamento).

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Raios gama: radiação eletromagnética de maior frequência.

Ondas eletromagnéticas -c - Tipos

  • As ondas de rádio.
  • Microondas.
  • A radiação infravermelha.
  • A radiação visível.
  • A radiação ultravioleta.
  • O raio X.
  • A radiação gama.

EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO
Os materiais radioativos liberam uma forma de energia que viaja em ondas ou partículas. Uma pessoa exposta à radiação não é necessariamente contaminada pelo material radioativo. Para que uma pessoa seja contaminada, o material radioativo deve entrar em contato com ou penetrar o corpo.

A radiação ultravioleta é um tipo de radiação eletromagnética ionizante proveniente do Sol com alto poder de penetração na pele humana. Ela possui baixo comprimento de onda, ocasionando uma alta frequência e alta capacidade energética. Ela é dividida de acordo com sua faixa de energia em UVA, UVB e UVC.

Radiação não ionizante
Eletrodomésticos, fontes naturais (raios e trovões). Ondas de TV, circuitos eletrônicos, bandas de AM e FM. Ondas eletromagnéticas que são visíveis ao olho humano de uma pessoa sem deficiência visual. Calor decorrente de movimentação atômica e molecular.