Quais são os 3 tipos de Psicologia?

Perguntado por: agois . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os tipos de Psicologia

  • Psicanálise. Considerada uma das 3 forças da Psicologia, a psicanálise surgiu por meio do estudo de Freud. ...
  • Análise Junguiana. ...
  • Psicologia Cognitiva Comportamental. ...
  • Psicodrama. ...
  • Gestalt.

As principais abordagens da psicologia

  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ...
  • Humanismo. ...
  • Psicoterapia Corporal ou Reich. ...
  • Cognitivo-Comportamental ou TCC. ...
  • Gestalt-terapia.

O Conselho Federal de Psicologia é o órgão que regulamenta o exercício dos profissionais dessa área. E segundo a Resolução CFP nº 013/2007, existem 11 campos de atuação que podem conceder o título de especialista ao psicólogo. Conheça, neste post, quais são as áreas da Psicologia e decida a direção da sua carreira!

Wilhelm Wundt

Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.

Em 1930, surge nos EUA a chamada “terceira força” da psicologia, ou seja a psicologia humanista, a qual primava por ser uma vertente contrária e desejosa de suplantar a “primeira e segunda força”, quais sejam, o behaviorismo e a psicanálise, respectivamente.

John b Watson

O psicólogo John b Watson é considerado o pai do Comportamentalismo. Nesta psicologia se entende que os animais, incluindo o ser humano, podem aprender qualquer tipo de comportamento.

Psicanálise

1. Psicanálise. Essa, provavelmente, é a abordagem da Psicologia mais conhecida pelas pessoas em geral. Sigmund Freud é o nome do teórico que a desenvolveu — e que é famoso até hoje, inclusive em muitas expressões bem-humoradas (como o clássico “Freud explica”).

Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo). O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.

A Psicologia é a área que estuda o comportamento e as questões que perpassam a vida do ser humano. Trata-se da ciência que visa compreender os sentimentos, as emoções, as impressões e outras questões inerentes a uma pessoa.

A abordagem analisa como as pessoas podem encontrar a felicidade e a satisfação com a vida através da cura de seus problemas emocionais. O psicólogo estuda os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos pacientes em busca de qualidades, talentos e habilidades. Deste modo, os aspectos positivos são sempre o foco.

As teorias psicológicas, quer se refiram à aprendizagem quer não, fornecem os pressupostos teóricos que orientam o processo pedagógico. A tarefa do educador é a de traduzir a teoria em prática funcional.

A psicanálise é uma linha psicoterapêutica considerada complexa e intensa. Originada a partir da medicina, tem como intenção mergulhar na psique humana e estudar os fatores escondidos na mente inconsciente. É conduzida por psicólogos ou profissionais de outros campos de atuação com pós-graduação em psicanálise.

Comportamento do consumidor
Muitas pessoas surpreendem-se com a informação, mas o Marketing é uma das áreas da Psicologia com maior empregabilidade no mercado de trabalho.

Os 5 campos de atuação mais promissores da Psicologia

  • Psicologia Jurídica. A Psicologia Jurídica é a ciência de estudo dos comportamentos humanos com enfoque privilegiado no campo do Direito. ...
  • Psicologia Clínica. ...
  • Psicologia Organizacional ou Empresarial. ...
  • Neuropsicologia. ...
  • Psicologia Hospitalar.

É possível atuar em consultórios, hospitais, clínicas ou até mesmo escolas e organizações públicas e privadas. As possibilidades de trabalho para os psicólogos têm crescido bastante nos últimos anos, principalmente devido à conscientização sobre a importância da saúde mental e bem-estar.

Wilhelm Wundt foi o responsável por fazer da Psicologia um ramo de estudo próprio. Ele permitiu que todas as pesquisas que conhecemos hoje fossem desenvolvidas.

A Psicologia chega ao Brasil como ciência e profissão ao início do século XX e somente em 1962, por meio da Lei nº 4.119/62, se torna uma profissão regulamentada. Hoje, temos no Brasil mais de 400 mil psicólogos/as, sendo cerca de 120 mil apenas no estão de São Paulo, dentre os quais mais de 105 mil são mulheres.