Quais são os 3 tipos de predicado exemplos?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Normalmente, o predicado verbo-nominal é formado por:

  • Verbo intransitivo mais predicativo do sujeito. Exemplo: O bebê chorava infeliz.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do sujeito. Exemplo: Os corredores terminaram a maratona exaustos.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do objeto.

Predicado: verbal, nominal e verbo-nominal - Toda Matéria.

O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos: um verbo que indica uma ação. um nome que indica uma qualidade ou estado.

O que é o predicado verbal? O predicado é classificado em predicado verbal quando possui um verbo significativo como núcleo, ou seja, quando possui como núcleo um verbo que indica uma ação. Frase com predicado verbal: Meu filho comeu dois brigadeiros.

Por Exemplo:
saíram da aula alegres. O predicado é verbo-nominal porque seus núcleos são um verbo (saíram - verbo intransitivo), que indica uma ação praticada pelo sujeito, e um predicativo do sujeito (alegres), que indica o estado do sujeito no momento em que se desenvolve o processo verbal.

Alternativa correta: e) Alan continua atencioso comigo. Predicado nominal: continua atencioso comigo.

O predicado nominal é um tipo de predicado que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Além disso, ele indica estado ou qualidade de algo, sendo formado por um verbo de ligação e o predicativo do sujeito.

Verbos como esse são chamados de verbos de ligação e servem para unir duas palavras de caráter nominal. Assim, um predicado que possua em sua estrutura um verbo de ligação e um predicativo do sujeito é chamado de predicado nominal, pois seu núcleo não está no verbo, mas no nome que se refere diretamente ao sujeito.

Predicado verbal
Verbos significativos indicam ações: pensar, gostar, querer, estudar, subir, dar, agradecer, perdoar, chorar,… Estes verbos podem ser intransitivos ou transitivos, apresentando objeto direto e objeto indireto como complemento.

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. Carlos ofereceu.

Quando o complemento - preposição - é exigido classificamos como objeto indireto, quando o complemento não é obrigatório chamamos de objeto direto. Dessa forma, os verbos transitivos diretos não necessitam ser complementados com preposição.

Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.

O predicativo do sujeito é um termo que classifica o sujeito da oração, estando ligado a este por meio de alguns verbos que indicam estado permanente ou transitório. O predicativo do sujeito é um termo localizado no predicado da oração que serve para qualificar ou classificar o sujeito.

Também chamado de "sujeito oculto", o "sujeito desinencial" é aquele que não aparece de forma explícita na frase. Para identificá-lo, devemos observar a desinência do verbo; a terminação que indica a pessoa verbal que o acompanha, gênero, número, etc.

O Predicativo do Objeto é o elemento que atribui uma característica ao objeto direto ou ao objeto indireto. Ele ocorre quando o predicado é verbo-nominal e funciona como núcleo nominal do predicado. Exemplos: O professor deixou João desconsolado.