Quais são os 3 tipos de prazer para Epicuro?

Perguntado por: ldinis3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
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Para Epicuro estes prazeres são divididos em três patamares:

  • Necessários e naturais: comer, beber, dormir...;
  • Não necessários e naturais: desejo sexual, desejo de extravagâncias alimentares...;
  • Não necessários e não naturais: os desejos ilimitados de poder, ganância...

As virtudes então devem ser praticadas como garantia dos prazeres. Segundo o epicurismo, para alcançar a felicidade é necessário conhecer a si mesmo (perceber as próprias necessidades), ter amigos e evitar os excessos.

A Felicidade é alcançada por meio do controle dos medos e dos desejos, de maneira que seja possível chegar à ataraxia, a qual representa um estado de prazer estável e equilíbrio e, consequentemente, a um estado de tranquilidade e a ausência de perturbações, pois, conforme Epicuro, há prazeres maus e violentos, ...

a) alcançar o prazer moderado e a felicidade. b) valorizar os deveres e as obrigações sociais. c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação. d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.

Desejos naturais, mas não necessários: são os desejos que surgem da vontade de variar, por exemplo o alimento ou a bebida, para variar também o prazer do corpo. São naturais ao ser humano, mas não precisam ser realizados para sua felicidade ou sobrevivência.

Em sua filosofia, o prazer é considerado o bem supremo, contudo, Epicuro era frugal, simples e despojado. Para ele, aquele que se farta de prazer não sabe viver, muito menos consegue ser feliz. Isso ocorre porque o prazer em excesso torna-se dor, ou até mesmo infelicidade.

O primeiro exemplo de prazer duradouro segundo o epicurismo é o prazer da boa conversação, a troca de informações, o aprendizado, o conhecimento que se pode dar e ter com os outros, a fim de que se reflita sobre as coisas, e o segundo exemplo é a contemplação das artes, que através desta podemos perceber à beleza e ...

Assim, o prazer ao qual Epicuro (n.d./2002) se refere quando afirma que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz é um prazer frugal, resultado da ponderação entre desprazeres e prazeres. É um prazer definido como "ausência de sofrimentos físicos e de perturbações da alma" (Epicuro, n.d./2002, p. 43).

Para Epicuro, portanto, o verdadeiro prazer vem a ser a ausência de dor no corpo (aponía) e a falta de pertur- bação da alma (ataraxía). Dizemos que o prazer é um bem quando ele é ausência de dor no corpo e ausência de perturbação na alma.

A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos.

O epicurismo tem como um dos objetivos a ausência da dor, e assim o prazer tem um papel mais passivo, e o indivíduo deve renunciar a coisas que possam originar dor e sofrimento. No caso do hedonismo, a busca pelo prazer é aconselhada intensamente, levando também em conta os prazeres sexuais.

Epicuro pregou a doutrina do egoísmo, um novo modo de egoísmo: era um egoísmo esclarecido, baseado na regra de dar e tomar. Devemos dar prazer para receber prazer. Usado em termos negativos, não deveis infligir qualquer injúria. Vivei e deixai viver.

substantivo masculino Doutrina criada pelo filósofo grego Epicuro e por seus discípulos, definida pela busca do bem supremo através do prazer físico ou espiritual, sendo o equilíbrio obtido pela virtude. [Por Extensão] Modo de agir de quem busca somente o prazer sensual.

C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação. É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.

O estoicismo é uma escola de filosofia fundada no início do século III a.C. por Zenão de Cítio. Este filósofo, nascido no Chipre, sobreviveu a um naufrágio, mas perdeu tudo o que possuía nele. Ele chegou em Atenas, onde deu palestras públicas, mas onde, como estrangeiro, não pôde participar da política da cidade.

As alegrias da vida, como começamos falando, estão nas coisas simples, na capacidade de sentir prazer na companhia de alguém, ao contemplar uma paisagem bonita, compartilhar idéias, usar a criatividade, abraçar a vida com amor, recebendo e irradiando sentimentos acolhedores.