Quais são os 3 tipos de pele?

Perguntado por: usanches2 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Atenção

  • A pele normal é bem equilibrada: nem muito oleosa nem muito seca. Pele normal. ...
  • Pele seca pode parecer esticada, áspera e com aspecto apagado. Pele seca. ...
  • Pele oleosa é brilhosa e tem poros visíveis. Pele oleosa. ...
  • Na pele mista os tipos de pele variam na zona T e nas bochechas. Pele mista.

Algumas dos fatores que devem ser levados em consideração ao avaliar a pele são:

  1. Textura da pele;
  2. Elasticidade;
  3. Presença de poros dilatados;
  4. Vermelhidão na pele;
  5. Áreas no rosto com mais oleosidade;
  6. Presença de acne;
  7. Áreas com descamação;
  8. Presença de manchas na pele.

Mista

Mista. É o tipo de pele mais frequente. Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesta região e seco nas bochechas e extremidades.

Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Cada uma delas apresenta outras sub-camadas ou estratos.

A pele mista é aquela que não é oleosa nem seca. Sua principal característica é a oleosidade excessiva na zona T do rosto, que corresponde à testa, ao nariz e ao queixo, com poros dilatados nessa mesma região, e a normalidade ou ressecamento nas demais áreas da face.

Existem quatro tipos básicos de peles saudáveis: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética. No entanto, o estado da nossa pele pode variar muito de acordo com os fatores internos e externos aos quais estamos submetidos diariamente.

Pele oleosa
É o tipo de pele mais comum entre as brasileiras.

mista

Sabia que a mista é o tipo de pele mais comum no Brasil? A pele mista tem características bem definidas, como o desequilíbrio na hidratação. Ela é oleosa na Zona T (área compreendida pela testa, nariz e queixo) e ressecada nas demais partes do rosto.

Tipos de pele mais sensíveis
De acordo com nossa dermatologista, Dra Ísis Fiorello, é comum que a pele seca tenha uma tendência maior à sensibilidade, mas essa condição pode aparecer em todos os tipos de pele, inclusive nas oleosas.

Pele Lipídica ou oleosa: pele “brilhante”, com excessiva produção de óleo. Geralmente espessa, com óstios dilatados e formação de comedões. Pele Eudérmica ou normal: apresenta equilíbrio na produção de óleo, sendo portanto, hidratada, firme e lisa.

A pele seca é caracterizada por ser rugosa e descamativa, com textura áspera e baixa elasticidade, além de ser fina e opaca, com um aspecto desidratado. Este tipo de pele é muito susceptível às mudanças de temperatura e umidade, sendo facilmente irritável.

Qual é seu fototipo de pele?

  1. Fototipo 1: extremamente branca. Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. ...
  2. Fototipo 2: branca. Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. ...
  3. Fototipo 3: morena clara. ...
  4. Fototipo 4: média. ...
  5. Fototipo 5: morena escura. ...
  6. Fototipo 6: negra.

Não existe nenhum produto capaz de mudar permanentemente o tom da pele. O que existe no mercado não traz efeito permanente e podem te trazer problemas sérios como câncer no futuro.

É uma pele suscetível a vermelhidão, inflamação e ressecamento. Ela, no geral, tem uma composição mais fina do que peles tidas como "normais", com uma barreira cutânea mais frágil. Sendo assim, ela é mais suscetível, por exemplo, a reações alérgicas.

Conheça a pele

  • Epiderme. É a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver a olho nu. ...
  • Derme. ...
  • Hipoderme.

tecido epitelial

A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina.

Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo. A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.

A pele oleosa é o tipo mais comum entre os brasileiros e afeta pessoas de todas as idades. A oleosidade é resultado da produção do sebo em excesso e esse tipo de pele tem como características poros dilatados, brilho excessivo e até mesmo a acne.

Pele normal
Com poros pequenos e pouco evidentes, sua aparência é aveludada e com viço, tendo poucas imperfeições.

A pele madura é aquela que, devido às alterações fisiológicas, hormonais e metabólicas, vai apresentar degradação da síntese de colágeno e elastina, o que acarreta diversas mudanças na estética, especialmente facial. Uma forma comum – apesar de não exata – de indicar se uma pele é madura é falar em idade.