Quais são os 3 tipos de paralelismo?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Entenda os paralelismos sintático, morfológico e semântico para escrever melhor. O paralelismo sintático, o morfológico e o semântico se referem à simetria nas estruturas do texto.

Sendo assim, ao analisar uma frase é possível identificar o uso do paralelismo quando há uma correspondência lógica entre as diferentes partes de um texto ou da oração. Isso quer dizer que, os paralelismos só ocorrem quando há semelhança entre duas ou mais palavras, termos ou ideias que possam ser comparadas entre si.

Paralelismo é uma sequência de expressões com uma estrutura paralela, ou seja, simétrica. Há paralelismo quando há um encadeamento harmonioso e lógico entre as diferentes partes da oração e do texto.

No séc. XVIII, o Bispo Angliano Robert Lowth procura explorar o valor estético dos textos hebraicos e cunha o termo “paralelismo de membros”, em 1778, distinguindo três espécies de paralelismo sinonímico, antitético e sintético.

Paralelismo semântico é a correlação entre um conjunto de ideias considerando a composição lógico-semântica na frase.

Na língua padrão, especialmente na escrita, ficou convencionado apresentar ideias similares numa forma gramatical idêntica. Se essa norma for transgredida, diz-se que há erro de paralelismo.

4 sinônimos de paralelismo para 1 sentido da palavra paralelismo: 1 correspondência, conformidade, proporção, correlação.

Significado de Sintático
adjetivo Relacionado com a sintaxe, com a parte da gramática que se dedica ao estudo das palavras enquanto constituintes de uma frase. Em conformidade com as regras da sintaxe: o texto não possui correção ou perfeição sintática.

Abaixo seguem algumas expressões e conectivos que ajudam no estabelecimento do paralelismo.
...
quanto mais…tanto mais;

  • seja… seja;
  • quer… quer;
  • ora… ora;
  • não… e não/nem;
  • por um lado…, por outro;
  • tanto… quanto.
  • em primeiro lugar… em segundo lugar.

Quando dois planos distintos são paralelos, qualquer reta de um deles é paralela ao outro. Quando uma reta é paralela a um plano, ela é paralela a pelo menos uma reta desse plano.

Para que serve o paralelismo sintático
O Paralelismo tem a função de levar objetividade e tornar a leitura do seu texto mais agradável.

Utilizamos (//) como símbolo para indicar Paralelismo. Retas PARALELAS são retas coplanares que não possuem nenhum ponto em comum e todos os seus pontos estão a uma distância constante.

A maior vantagem do paralelismo OU é o fato de que ele vem de forma natural e sem muito overhead.

O paralelismo constitui uma das características estruturais da lírica galego-portuguesa, consistindo na repetição simétrica de palavras, estruturas rítmico-métricas ou conteúdos semânticos. Do véu da noiva caía. Ainda por terra jazia. A noiva no chão caía.

De acordo com o Ethnologue, os dialetos do hebraico incluem o hebraico padrão (israelita padrão, hebraico europeizado), hebraico oriental (hebraico arabizado e hebraico iemenita). Na prática há também o hebraico asquenaze, ainda usado de forma vasta nas cerimónias judaicas e nos estudos em Israel e no estrangeiro.

A sintaxe visa a determinar quais combinações de palavras são bem formadas em determinada língua. Já a Semântica investiga as propriedades do significado bem como o estudo do significado das expressões das línguas naturais.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Como fazer a análise sintática
Após encontrar o verbo, deve-se classificar o sujeito e procurar por complementos para, depois, localizar os predicativos que podem estar ou não presentes no contexto. Por fim, depois de encontrar o verbo, sujeito e complementos, deve-se procurar os adjuntos adverbiais ou nominais.

A sintaxe é a parte da gramática que se preocupa com a relação entre as palavras. A semântica forma o sentido. Segundo Lilica, os temas são adorados pelos vestibulares.

Dessa forma, as funções sintáticas são as seguintes: Essenciais: sujeito e predicado. Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva. Acessórios: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.

Em grandes empresas e indústrias, o paralelismo contribui para evitar prejuízos que podem ocorrer durante a manutenção do gerador, já que com mais de um equipamento em funcionamento, não há problemas com interrupção do fornecimento de energia, e automaticamente, da produção.