Quais são os 3 tipos de monopólio?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Os principais são:

  • Monopólio Comercial;
  • Monopólio Governamental;
  • Monopólio Artificial;
  • Monopólio Temporário;
  • Monopólio Natural.

Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços.

Há diversas maneiras de praticar o monopólio, entre as principais estão: Truste: compreende a união de várias empresas que realizam entre si diversos acordos financeiros, a partir desse tipo de união o gerenciamento do capital é unificado e as tomadas de decisões são centralizadas.

O monopólio natural ocorre quando é mais barato atender o consumidor por um único prestador do serviço e não pela competição entre fornecedores. É o caso de serviços de rede que demandem vultosos investimentos. Por exemplo, água ou gás canalizado.

As principais características do monopólio são: uma única empresa é responsável pela oferta; existem barreiras para a entrada de concorrentes; os consumidores são informados sobre as características do produto e preço; não existem substitutos próximos.

1°- CIA HOLANDESA DAS ÍNDIAS ORIENTAIS $8.28 TRILHÕES
Criada em 1621, a Companhia Holandesa das Índias Orientais foi a maior empresa já existente no mundo. O negócio era munido pelo monopólio garantido pelo governo holandês e empregava mais de 60 mil funcionários.

No setor bancário, CEF e Banco do Brasil estão entre as cinco maiores instituições do país, sendo que a Caixa é líder em financiamento habitacional, e o BB, no setor agrícola. Em energia, a Petrobras é a maior empresa do setor, enquanto a Eletrobrás detém a liderança em geração de energia elétrica.

A iniciativa privada até consegue explorar jazidas de combustível fóssil no subsolo brasileiro. Já em relação ao refino do petróleo, o monopólio ainda existe na prática. Há 17 refinarias no país, que transformam o produto bruto em gasolina, diesel, querosene, lubrificantes, nafta e outros.

comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou grupo tornar-se único possuidor de determinado produto para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante.

Monopólio Comercial
Ocorre quando somente uma empresa comanda um mercado específico e compete apenas a ela fornecer determinado produto ou serviço. Nesse tipo de modalidade os preços são altos porque não existe concorrência. Isso prejudica a economia.

Monopólio é o controle exclusivo por parte de uma empresa no comércio ou produção de algum bem ou serviço. Monopólio é uma situação econômica em que uma única empresa controla a produção e comercialização, ou apenas uma destas atividades, de um determinado produto ou serviço.

As grandes desvantagens de um monopólio são o preço mais alto e a quantidade ofertada menor em relação à concorrência perfeita, no entanto, o monopolista não pode cobrar “o preço que quiser” por um determinado produto ou serviço, pois se cobrasse um preço muito alto, acabaria vendendo muito pouco e teria um lucro muito ...

Entre as causas do monopólio podemos citar as características particulares de cada mercado e a falta de regulamentação governamental. Quando em um mercado não existe concorrência ou há apenas um fornecedor, o monopolista estabelece o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção.

O Estado vai ter o monopólio da força física, legítima e o monopólio fiscal do território.

O termo Monopólio Coercivo corresponde à uma variação de Monopólio em que estes são legais e o governo garante os direitos de propriedade, autorais e patentes, desde que tal organização tenha capacidade de produção e tecnologia para abastecer o mercado e obedecer todas as condições exigidas pelo Estado.

Ainda, ele difere do monopólio mais comum, visto como um malefício para a economia. O monopólio natural é uma forma de organização de mercado na qual os custos fixos são bastante elevados e os custos variáveis e os custos marginais são bastante reduzidos.

1 abarcamento, estanco, domínio, açambarque, açambarcamento, açambarcação, exclusividade, estanque, controle, exclusivo, patente, privilégio. Posse exclusiva: 2 possessão, posse, propriedade.

Em economia, monopólio (do grego monos, um + polein, vender) designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço conseguindo, portanto, influenciar o preço do bem comercializado.