Quais são os 3 tipos de levantamento topográfico?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 24 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

Existem três tipos de levantamentos topográficos: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical. A união desses dois resulta no levantamento planialtimétrico, método que permite um mapeamento mais completo.

Os 4 tipos de levantamentos altimétricos existentes
Nivelamento geométrico; Nivelamento barométrico e; Nivelamento taqueométrico.

A topografia é dividida em topometria e topologia.

O levantamento topográfico consiste em mapear as características da superfície de um terreno, representando-as por plantas topográficas. Esse trabalho é realizado com a ajuda de diferentes equipamentos, escolhidos conforme o tipo do terreno e o nível de precisão necessária.

O levantamento planialtimétrico cadastral pode ser realizado por um topógrafo ou por um engenheiro e sua utilização pode proporcionar inúmeras vantagens para quem contrata esse serviço.

Os principais equipamentos topográficos já são amplamente conhecidos e utilizados ao redor de todo o mundo. Entre eles estão Teodolito, Estação Total, GPS e Nível de Precisão. O Teodolito é um equipamento de pontaria de alta precisão, projetado para medição de ângulos horizontais e verticais.

Denomina-se “Levantamentos Geodésicos” ao conjunto de atividades voltadas para as medições e observações de grandezas físicas e geométricas que conduzem à obtenção dos parâmetros.

O equipamento mais usado na topografia é o taqueômetro, que mede os ângulos horizontais, verticais e as distâncias lineares de um terreno. O nível topográfico e os lasers-scaners também são comuns na topografia. Com o avanço da tecnologia na construção civil, os drones também começaram a ser usados na topografia.

Porém, enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície (área de raio até 30km), a Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade.

Baseia-se na medida de distâncias horizontais e ângulos de inclinação para a determinação da cota ou altitude de um ponto através de relações trigonométricas. Portanto, obtém valores que podem estar relacionados ao nível verdadeiro ou ao nível aparente, depende do levantamento.

O levantamento planialtimétrico é uma etapa essencial de uma obra. Por meio dele, é possível detalhar as características superficiais de um terreno e gerar uma representação gráfica das propriedades de uma área, a exemplo da planta topográfica – elemento também essencial em projetos de engenharia.

a altimetria (junção de “altitude” com “metria”) é a representação do relevo do terreno, ou seja, a variação de altitude de cada ponto na superfície em estudo. É empregada na geração de curvas de nível, medição de ângulos verticais e obtenção de coordenadas altimétricas (Z).

Levantamento Perimetral para fins de Regularização Fundiária
Levantamento planimétrico de perímetro total ou parcial de áreas fechadas, segmentos abertos ou contorno de quadras, com representação em escala, dos pontos e feições necessárias aos estudos.

Um levantamento topográfico bem executado considera todos os elementos existentes no local, tais como: bioma, meio fio, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, marcos demarcatórios, árvores, caixas de drenagem, postes, ralos, edificações existentes, edificações confrontantes, indicação do sentido do ...

Classificação Topográfica
Diz respeito aos locais do corpo que são atingidos. Desta forma, teremos as seguintes possibilidades: Monoplegia: acometimento de apenas um membro, é uma alteração rara. Diplegia: acometimento dos membros inferiores mais importante que em membros superiores.

Para ser eficiente, a topografia faz medições de ângulos verticais e horizontais. Além disso, são analisadas distâncias nos mesmos sentidos e também inclinadas. Esses dados são colocados em conjunto com os pontos de apoio no terreno para que as coordenadas geográficas sejam estipuladas.

Através da Topografia é possível determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo e ainda representá-las graficamente em cartas ou plantas topográficas.