Quais são os 3 tipos de introdução alimentar?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Existem basicamente 3 métodos de introdução alimentar: introdução alimentar tradicional, o BLW e o BLISS. Nesse texto vamos detalhar o método tradicional e o BLW e o BLISS serão detalhados em outro texto.

O que é Bliss? Bliss, Baby-Led Introduction to Solids (Introdução de Sólidos Guiada pelo Bebê), é uma variação do BLW, método que você encontrará mais para frente em sua leitura. A ideia proposta é deixar o bebê explorar os alimentos com as próprias mãos.

A introdução alimentar participativa, portanto, combina a autonomia do bebê com a supervisão dos pais. Isso porque, mesmo quando as refeições são mediadas, a criança participa ativamente do processo. Ao não impor regras, o método respeita a individualidade dos pequenos.

Primeiros passos.” Quando a criança tiver idade para a introdução alimentar, o BLW pode ser uma ótima opção a se encaixar na rotina da família. Se você optar por esse método, o pequeno deve ser colocado à mesa junto com a família durante as refeições, para ir observando e descobrindo os diferentes alimentos.

O método BLW preconiza a introdução alimentar gradual e natural da alimentação complementar. Além disso, propõe a auto-alimentação do bebê desde o início. Isto é, sem auxílio/interferência dos pais ou cuidadores.

A sigla BLW se refere à expressão ''baby led-weaning'', que traduzida significa ''desmame guiado pelo bebê'. O método foi idealizado pela enfermeira britânica Gill Rapley em 2008 e permite que o bebê conduza o processo de introdução alimentar.

O ideal no comecinho é oferecer a fruta amassada com uma colher. Alguns cuidados de segurança para frutas: Tirar sementes e caroços. Tirar a casca quando for grossa e não comestível.

Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C. É uma das frutas mais bem aceitas pelos bebês, já que é adocicada como o leite materno.

O método BLW é uma abordagem com muitos benefícios para o bebê. Ele come exatamente o que precisa, ou seja, continua fazendo a autorregulação em sintonia com seus sinais de fome e saciedade, assim como durante a amamentação. A longo prazo, isso é importantíssimo para a prevenção da obesidade.

Sinais de prontidão para a introdução alimentar

  • Sentar sozinha e sustentar a cabeça e o tronco. ...
  • Interesse pela comida. ...
  • Segurar objetos com as mãos. ...
  • Reduzir ou eliminar o reflexo de protrusão. ...
  • Fazer movimentos semelhantes à mastigação.

Na introdução alimentar, o bebê irá iniciar seus hábitos saudáveis. O início é uma parte importante, pois a ingestão de diversos alimentos irá acontecer. É quando a criança se alimenta bem, recebe quantidades de nutrientes importantes, como sais minerais, vitaminas e fibras.

A diversificação alimentar inicia-se geralmente a partir dos 4 meses de idade. Saiba como e quando deve introduzir alimentos.

O método BLW é uma prática em que, na introdução alimentar, os bebês “pulam” a fase de comer alimentos amassados e já começam a se alimentar com comidas sólidas (e saudáveis, claro) cortadas com os cortes certos, usando as próprias mãos e conduzindo essa alimentação, servindo-se como desejarem.

Quando o bebé começar a fazer o movimento de pinça (a partir dos 9 meses normalmente), continue a cozer muito bem o arroz, mas tente oferecer em pedaços menores (o arroz muito bem cozido forma naturalmente aglomerados de arroz. Continue a esmagar os grãos com um garfo. A partir dos 12 meses já não precisa esmagar.

BANANA: Descasque até a metade (verifique se a banana não é muito grande e ajuste o tamanho com uma faca se for preciso) e deixa a parte de baixo da casca para facilitar que a criança segure. MAÇÃ: Você pode cortar em rodelas finas, como se fossem batatas chips por exemplo, e, se achar melhor, remover a casca.