Quais são os 3 tipos de gratidão?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Quando falamos de gratidão, podemos identificar 3 tipos: a gratidão teórica, a gratidão passiva e a gratidão ativa.

Ser grato a Deus é identificar e declarar que Ele é soberano e bondoso. Ele tem poder sobre nossas vidas. A gratidão a Deus é mais que merecida, porque Ele, em toda sua bondade, entregou seu Filho Jesus Cristo para morrer no lugar dos pecadores, dando acesso à vida eterna.

3 formas de mostrar sua gratidão a Deus

  1. Louvando a Deus. Compartilhar. Salvar. Uma maneira muito simples de mostrar gratidão é agradecendo! ...
  2. Mostrando respeito. Compartilhar. Salvar. Deus merece respeito por tudo que ele tem feito. ...
  3. Obedecendo a Deus. Compartilhar. Salvar. Obedecer a Deus é a melhor forma de mostrar sua gratidão!

Diversas pesquisas científicas identificaram que quando sentimos gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro e isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo.

Nesse sentido, na etimologia (estudo da origem e evolução das palavras) da palavra, verifica-se que ela vem da palavra latina gratus, que é traduzida como estar agradecido ou ser grato. Além disso, gratidão deriva também de gratia, que em latim quer dizer graça.

A gratidão, inclusive, é uma chave fundamental para atrair boas energias no ano de 2021 que já está aí. É possível fazer uma retrospectiva dos fatos positivos do seu ano? Agradecendo por eles, você cultiva e atrai as boas energias para você. O sentimento de gratidão desperta determinado estado emocional e vibracional.

Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre! não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo.

Como praticar a gratidão no dia a dia?

  1. Manter um diário da gratidão. ...
  2. Fazer elogios com frequência. ...
  3. Demonstrar carinho pelas pessoas queridas. ...
  4. Valorizar tudo o que possui. ...
  5. Desfrutar de cada momento em plenitude. ...
  6. Sorrir para as pessoas. ...
  7. Realizar pequenos atos de gentileza. ...
  8. Ser voluntário em uma ação social.

Os benefícios da gratidão
Faz tempo que a gratidão ocupa uma posição privilegiada entre muitas das tradições religiosas do mundo. Por exemplo, o Livro dos Salmos da Bíblia aconselha gratidão que seja duradoura e completa, dizendo: “Eu lhe agradecerei para sempre” e “com todo o meu coração”.

Abrão volta a Betel, onde ergueu o altar para Deus e o invoca novamente. Ele agradece ao Senhor por nunca tê-lo abandonado e sacrifica um animal como gesto de fé e gratidão.

O sentimento de gratidão é o que se manifesta quando alguém faz algo positivo por nós e quando percebemos a grandiosidade das nossas conquistas. Então, é como uma sensação de reconhecimento pelo trabalho de alguém, seja de outra pessoa, seja de nós mesmos.

Obrigado, Deus, por mais um dia com saúde, felicidade e amor das pessoas que me rodeiam. Nas coisas simples da vida, que são as mais importantes, eu sou uma pessoa muito abençoada e devo tudo isso ao Senhor. Deus, na Sua bondade eterna, escute minhas palavras de agradecimento e fé inabalável.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.

Dê tarefas adequadas, e também dê gratidão.

  1. Tenha gratidão também por você mesmo. Você é grato por quem é? ...
  2. Esquematize suas mensagens de gratidão. Um dos lados bons de tempos difíceis é que as pessoas são encorajadas a conversar. ...
  3. Não diga “pelo menos”

A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, porque nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós.

Praticar a gratidão é uma atitude diária. É acordar e agradecer por mais um dia de vida. É dar graças por ter a capacidade de enfrentar uma multidão de pessoas todos os dias no metrô. É ser agradecido por aquele trabalho, que por mais chato que seja é o que te sustenta.

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

Quem é a verdadeira fonte da força? “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” “Porque para Deus nada será impossível.” “O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.”

A gratidão a nosso Pai Celestial amplia nossa percepção e clareia nossa visão. Inspira humildade e promove empatia por nossos semelhantes e por todas as criações de Deus. A gratidão é um grande catalisador de todos os atributos cristãos! Um coração grato é a fonte de todas as virtudes.