Quais são os 3 tipos de graduação?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Tipos de graduação

  • Bacharelado.
  • Licenciatura.
  • Tecnólogos.
  • Sequenciais.

Os 6 graus acadêmicos no Ensino Superior do Brasil

  1. Tecnólogo. O tecnólogo é um grau acadêmico conferido a quem se forma em um curso superior de tecnologia. ...
  2. Bacharelado. ...
  3. Licenciatura. ...
  4. Especialização. ...
  5. Mestrado. ...
  6. Doutorado.

Graduação é como é chamado o curso de ensino superior, sendo o primeiro nível da formação universitária. Completar a graduação é o que permite o exercício da profissão escolhida, caso esta seja atrelada a exigência de um diploma, como a medicina e a odontologia.

O que vem primeiro, pós, mestrado ou doutorado? Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

Há, ainda, cursos superiores que são oferecidos nas duas categorias: Licenciatura e Bacharelado. Neste caso, o estudante deve priorizar seu foco de atuação antes de optar pelo tipo de diploma.

Quando ingressa em uma faculdade ou universidade, o aluno está começando a sua vida no Ensino Superior. O primeiro título de formação desse nível de estudo é a graduação.

Os títulos acadêmicos são divididos em graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou PhD e pós-doutorado. O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado.

Após concluir a graduação, o formado tem a oportunidade de continuar seus estudos nos cursos de pós-graduação para desenvolver e aprofundar a formação adquirida. O Mestrado pode ser a opção inicial de quem deseja se dedicar a carreira acadêmica, mas também é procurado para melhorar a qualificação profissional.

Se você deseja voltar a estudar e está se perguntando sobre qual a diferença entre bacharelado e graduação, saiba que não há nenhuma. Os cursos superiores são divididos em 3 categorias: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

#1 Engenharia Cartográfica e Agrimensura
Apesar do profissional formado conseguir um salário alto, uma pequena porcentagem termina a graduação. Por conta de seus cálculos de física, matemática e suas variações, Engenharia Cartográfica figura entre os cursos mais difíceis.

Gestão financeira, gestão de RH, gestão de marketing, gestão pública, entre outros deste gênero tende a ser mais fácil também, pois são cursos de conhecimentos e mais voltados à teoria.

Cursos mais concorridos do Brasil

  • Medicina;
  • Ciências da Computação;
  • Psicologia;
  • Engenharia no geral;
  • Direito;
  • Enfermagem;
  • Arquitetura e Urbanismo.

O bacharel, por sua vez, é quem faz o bacharelado. O aluno que se forma em um curso de bacharelado recebe esse título. Assim, além de ser chamado de formado ou graduado, que são nomenclaturas mais genéricas, ele é intitulado bacharel. É uma alcunha que o habilita para exercer as funções como profissional.

Como funciona o bacharelado
O bacharelado forma profissionais generalistas, com sólidos conhecimentos nos fundamentos de uma profissão. Esse curso pode durar entre 3 e 6 anos e, ao concluir a formação, o estudante recebe um diploma de nível superior com o título de bacharel.

Cursos tecnólogos geralmente duram dois anos, enquanto as graduações do tipo bacharelado têm duração de três a seis anos. Mas esse tempo pode mudar, caso os cursos tenham alguma relação e disciplinas possam ser aproveitadas.

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

Agora que você já sabe o que é a segunda graduação, precisa saber também o que é a pós-graduação. As duas possuem o nome bem explicativo, certo? No entanto, precisamos destrinchar um pouco mais. A pós-graduação possui duração média de dois anos, pois o MEC exige pelo menos 360h de duração.

No início da graduação o aluno é chamado de calouro, o nome pode variar de acordo com a faculdade, algumas também chamam o novato de “bixo”. Um dos desafios mais comuns é a prática do trote, que é tradição em diversas universidades no mundo.

A sigla em inglês MBA (Master in Business Administration) dá nome à pós-graduação lato sensu voltada para a Administração e à prática profissional, que trabalha, ao mesmo tempo, soft skills (competências) que são relevantes para tomadas de decisão e liderança.