Quais são os 3 tipos de erros que podem ocorrer durante o processo de medição?

Perguntado por: uperalta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Erro intrínseco (de um instrumento de medição): erro de um instrumento de medição determinado nas condições de referência [VIM 5.24]. Erro sistemático (de um instrumento de medição): erro sistemático da indicação do instrumento de medição [VIM 5.25].

Os erros de um levantamento topográfico podem ser oriundos de três fontes distintas: condições ambientais, instrumentais ou pessoais. Os erros, causados por estes três elementos, poderão ser classificados em grosseiros, sistemáticos e aleatórios.

ERRO DE MEDIÇÃO: é a diferença entre o valor indicado pelo sistema de medição e o valor verdadeiro do mensurando.

Os erros mais comuns são: • Medir volumes de soluções quentes; • Uso de material inadequado para medir volumes; • Uso de material molhado ou sujo; Formação de bolhas nos recipientes; • Controle indevido na velocidade de escoamento.

Erros aleatórios: são aqueles que surgem em decorrência da não reprodutividade de uma medida. Eles ocorrem em todas as direções e sempre possuem valores diferentes. Podem ser minimizados se um grande número de medidas for realizado.

Segundo o VIM, 2012, o erro de medição é definido como a diferença entre o valor medido duma grandeza e um valor de referência e tradicionalmente o erro possui duas componentes, a componente aleatória e a componente sistemática.

– Não devem sofrer qualquer tipo de impacto. – Não devem ser manuseados com as mãos sujas. – Quando possível armazená-los sempre dentro de seus estojos. – Não devem ser armazenados em locais úmidos, sujos e sob objetos pesados.

As principais causas de erros em levantamento topográfico

  • umidade;
  • pressão atmosférica;
  • retração atmosférica;
  • temperatura;
  • variações da declinação magnética.

Alguns exemplos de erros grosseiros: anotar 196 ao invés de 169; • engano na contagem de lances durante a medição de uma distância com trena. São aqueles erros cuja magnitude e sinal algébrico podem ser determinados, seguindo leis matemáticas ou físicas.

– Sistemático: é a parcela previsível do erro. – Aleatório: é a parcela imprevisível do erro. Erro sistemático: corresponde ao valor médio do erro de medição, tomadas várias medições. Erro aleatório: corresponde à variação encontradas nas medições repetidas.

Quais são os 3 principais erros cometidos durante a calibração de equipamentos?

  • Falta de atenção ao calibrar o equipamento. ...
  • Esquecer de realizar algum teste importante de calibração. ...
  • Ausência de parâmetros de comparação.

Bom, sabemos que o Erro Absoluto é a diferença entre o valor verdadeiro e a aproximação: Onde é o valor verdadeiro e a aproximação. Já o Erro Relativo é a relação entre o Erro Absoluto e o valor verdadeiro: Nesse caso nosso valor real é o próprio número e a aproximação é dada pelo enunciado.

Os erros sistemáticos são mais frequentes, causados por problemas persistentes e são mais fáceis de serem solucionados. Os erros aleatórios não têm sentido e direção definidos, sendo portanto mais difíceis para encontro da causa raiz.

Erro grosseiro: são aqueles que muitas vezes são causados por falta de atenção do operador, anotando um número errado, trocando uma vírgula de posição. Pode ser causado também pelo mal funcionamento do instrumento, um dígito falhando, um ponteiro enroscando.

Precisão e Exatidão
A precisão é usualmente quantificada como o desvio padrão de uma série de medidas. A exatidão de uma medida (ou da média de um conjunto de medidas) é a distância estimada entre a medida e um valor “verdadeiro”, “nominal”, “tomado como referência”, ou “aceito”.

Os erros de pesagem podem decorrer da aquisição de uma balança inadequada para a medição, ambientes incorretos, defeitos nos equipamentos e calibração vencida. Esses problemas surgem em questões operacionais, ressaltados pelas deficiências apresentadas pela instrumentação utilizada.

Já os erro aleatórios não podem ser medidos ou calculados. Eles são provenientes de coisas que não podemos controlar. No exemplo da medida da régua, teríamos erros aleatórios produzidos pela variação da luz no ambiente, o ângulo de leitura da medida da régua, o posicionamento da régua etc.