Quais são os 3 tipos de envelhecimento?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Segundo pesquisadores, existem cinco tipos de envelhecimento: biológico, cronológico, funcional, psicológico e social.

O envelhecimento é dividido em psicológico e biológico. Na classificação biológica, ele é implacável, ativo e irreversível, e ocasiona vulnerabilidade no organismo com as agressões internas e externas, decorrentes das alterações genéticas e da alteração celular-molecular.

A Organização Mundial de Saúde prioriza 4 pilares para um envelhecimento ativo:

  • COGNITIVO. ...
  • SOCIAL. ...
  • FÍSICO. ...
  • APRENDIZAGEM. ...
  • E qual é o impacto do envelhecimento dos seus pais na sua vida?

Embora seja impossível lutar contra o relógio, é importante saber que existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco, que agem de forma bem diferente no organismo.

Pessoas idosas saudáveis e independentes contribuem para o bem-estar de sua família e da comunidade, e descrevê-las apenas como destinatárias passivas dos serviços sociais ou de saúde é perpetuar um mito.

Geralmente o envelhecimento é descrito em cinco fases básicas:

  • Independência.
  • Interdependência.
  • Dependência.
  • Gestão de crises.
  • Fim da vida.

Genética: com o tempo, as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, de toxinas ou da deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento.

Estudos sugerem que a genética é responsável por apenas 25% do ritmo do envelhecimento. Os outros 75% correspondem às particularidades de cada individuo, caracterizadas pelos fatores da nutrição, atividade física e estresse. O organismo envelhece como um todo.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

O envelhecimento terciário ou terminal é caracterizado por um grande aumento das perdas cognitivas e físicas, num período relativamente curto de tempo, ao cabo do qual a pessoa morre, quer por causa de doenças dependentes da idade, quer pela acumulação dos efeitos do envelhecimento normal e do patológico(1).

O envelhecimento é definido como um processo multidimensional (Baltes & Baltes, 1990). Rowe e Kahn (1998) apresentam três indicadores de envelhecimento saudável: baixo risco de doenças e de incapacidades funcionais; funcionamento mental e físico excelentes; e envolvimento ativo com a vida.

O sistema nervoso é o sistema fisiológico mais comprometido com o processo do envelhecimento é responsável por diferentes tipos de sensação, movimentos, funções psíquicas, entre outros 7. As alterações mais importantes, características do envelhecimento, ocorrem no cérebro. O cérebro diminui de peso e tamanho.

1 desgaste, abatimento, enfraquecimento.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.