Quais são os 3 tipos de despesas operacionais?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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As despesas operacionais são classificadas em três tipos:

  • despesas administrativas;
  • despesas comerciais;
  • outras despesas.

Continue a leitura e confira:

  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4 – Custos variáveis.

Despesas fixas: gastos que não variam ou variam muito pouco mensalmente, como aluguel, condomínio, impostos fixos e mensalidades; Despesas variáveis: gastos que variam de acordo com a frequência e intensidade do consumo, como as contas de água e luz, combustível do carro e alimentação.

Podemos dividir as despesas operacionais em 3 grandes grupos: as despesas comerciais, as despesas administrativas e as demais despesas.

As despesas operacionais podem ser divididas em duas vertentes diferentes, como: Despesas Operacionais Fixas: são os custos que estão presentes cotidianamente na organização; Despesas Operacionais Variáveis: referenciadas em momentos específicos, assim, o valor varia mediante o período.

Assim sendo, os gastos efetuados na fase pré-operacional ou pré-industrial deverão ser classificados no Ativo Permanente Diferido, em subcontas distintas segundo a natureza, os empreendimentos ou atividades a que se destinam e o prazo de amortização.

Para se calcular o custo operacional do seu negócio é bem simples: Basta você pegar o valor médio das suas despesas nos últimos meses (geralmente os últimos 3 meses), e dividir pela média de vendas no mesmo período.

Gastos essenciais:
Inclui moradia (aluguel, contas de água, luz, telefone, internet, condomínio, gás), alimentação básica, transporte, seguros, saúde, higiene, impostos.

Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis. Despesas variáveis oscilam conforme a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.

De modo geral, os custos e despesas podem ser classificados em fixos ou variáveis.

  1. Custos ou despesas fixas: gastos que não variam com o volume produzido ou vendido.
  2. Custos ou despesas variáveis: gastos que variam em função do volume produzido ou vendido.

Como classificar gastos pessoais? 5 dicas

  1. Anote todas as entradas do mês. O primeiro passo para se organizar com seus gastos pessoais é anotar tudo o que entra de dinheiro no seu mês. ...
  2. Registre todas as despesas do mês. ...
  3. Identifique a origem das despesas. ...
  4. Crie categorias para as contas. ...
  5. Analise o que pode melhorar.

As despesas são todos os gastos utilizados, direta ou indiretamente, para gerar receita. Já os custos se referem aos gastos diretamente relacionados à produção do produto ou prestação do serviço.

Despesas são recursos que você aplica na estrutura gerencial de sua organização, em áreas como a administrativa, comercial e financeira. O objetivo, portanto, é sustentar o funcionamento das mesmas e a atividade da empresa como um todo.

O que são despesas administrativas? As despesas administrativas são aquelas que não estão relacionadas diretamente à produção da empresa, ou seja, com o produto/serviço que ela oferece ao cliente final. De outra forma, esses gastos estão relacionados ao back-office do negócio.

São consideradas despesas operacionais todos os gastos realizados com o objetivo final de gerar receitas e diretamente relacionados com a natureza específica dos negócios de uma companhia.

A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final. Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio.

As despesas operacionais estão divididas em dois tipos: Fixas: aquelas que estarão presentes todos os meses com o mesmo valor. Variáveis: previstas para momentos específicos e o valor pode ser diferente em cada período. Elas também podem ser subdivididas em despesas administrativas, comerciais e específicas.

Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: planejamento; execução; e controle e avaliação. A etapa do planejamento e contratação abrange, de modo geral, a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira e o processo de licitação.

As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).

Assim, são despesas administrativas os gastos com publicidade, limpeza e com pessoal, por exemplo. É importante destacar que as despesas com pessoal vão além do salário, e envolvem também as gratificações, encargos sociais legais, treinamentos e benefícios.