Quais são os 3 tipos de controle?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Tipos de Controle

  • Controle interno.
  • Controle externo.
  • Controle organizacional.
  • Controle interorganizacional.

São eles: Habeas data; Habeas corpus; Mandado de segurança individual; Mandado de segurança coletivo; Mandado de injunção; Ação popular e o direito de petição; Ação civil pública.

O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e direção sejam bem-sucedidos.

Sendo assim, o controle é uma função administrativa, um trabalho de coordenação da base que permite a otimização da gestão. Podemos dizer que a administração tem quatro funções específicas: o planejamento, a organização, a gestão e o controle.

Reputacional; Tributário; Anticorrupção; Privacidade de dados e segurança da informação.

O controle preventivo é o controle realizado durante o processo legislativo de formação do ato normativo. No momento de um projeto de lei a ser apresentado, a quem der o início do processo legislativo, deve verificar a regularidade material do aludido projeto de lei.

O controle operacional é a gestão e execução de todas as tarefas dentro da empresa. Ele é o responsável por garantir que o trabalho de cada ação seguirá determinados parâmetros, a fim de melhorar o desempenho do todo.

As etapas do processo de controle são:

  • Estabelecer padrões.
  • Monitorar o desempenho.
  • Comparar resultados.
  • Implementar medidas corretivas.

Controle estratégico pode ser entendido como um tipo particular de controle organizacional focado no monitoramento e avaliação da performance estratégica para assegurar que a estratégia gere os resultados esperados.

A Controladoria figura, nos termos da lei, como órgão central do sistema de controle interno.

O Princípio de Controle é um dos quatro princípios da Administração Científica segundo Frederick Winslow Taylor. Consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo o plano de produção.

QUESTÃO CERTA: Entre as principais características das funções do controle, podemos citar a maleabilidade, a instantaneidade e correção.

Políticas, procedimentos e mecanismos internos são exemplos de atividades de controle, que são as manifestações das estratégias de gerenciamento de riscos da organização.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Incluem os princípios políticos-constitucionais (ou fundamentais) e os princípios jurídicos-constitucionais. Os princípios políticos-constitucionais são os valores do estado democrático de Direito (respeito aos direitos e garantias fundamentais).

Alguns princípios como moral, ética, caráter e honestidade são fundamentais para a convivência social, e todos, de qualquer nível social ou educacional, mesmo os que jamais foram a uma escola ou que cresceram órfãos possuem conhecimento da maioria destes.

Controle Externo
Por exemplo: a sustação, pelo Congresso Nacional, de atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do Poder regulamentar. Esse é um exemplo de controle externo, já que o Congresso Nacional (Poder Legislativo) exerce um controle sobre atos do Poder Executivo.

Fiscalização exercida pelo Congresso Nacional sobre os atos e atividades da administração pública, para que tais atos e atividades não se desviem das normas preestabelecidas.

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.