Quais são os 3 tipos de coesão?

Perguntado por: rfernandes5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos
  • Coesão por referência. Não pare agora... ...
  • Coesão por substituição. São utilizadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados, empregando assim aquilo que chamamos de anáfora. ...
  • Coesão por elipse. ...
  • Coesão por conjunção. ...
  • Coesão lexical.

Os 6 tipos de coerência que vão te ajudar na redação do Enem

  • Coerência sintática. Esse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. ...
  • Coerência semântica. ...
  • Coerência temática. ...
  • Coerência pragmática. ...
  • Coerência estilística. ...
  • Coerência genérica.

Dentro do texto, a coesão pode ser compreendida pelas relações linguísticas, como os advérbios, pronomes, o emprego de conectivos, sinônimos, dentre outros. Para ser melhor empregada, a coesão necessita de recursos, como palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto.

A coesão é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.

A coesão referencial pode ocorrer por meio de algumas figuras de construção/sintaxe, como as anáforas, catáforas e elipses, e as correferências não anafóricas (contiguidades, reiterações). A coesão sequencial é aquela que cria nos textos as condições para sua progressão.

Para Koch (2002, p. 79), a coesão nominal é feita pelo processo de referenciação, entendendo a referenciação como uma atividade discursiva, considerada como o resultado da operação que se realiza quando se usa um termo ou se cria uma situação discursiva referencial para designar, representar ou sugerir algo.

Os elementos conjuntivos são coesivos de maneira indireta, devido a relação que faz entre os períodos e sentenças. Ex.: Os seus pais passam muito bem. -Conjunções coordenativas e subordinativas: Ex.: (subordinativas) Não sabemos se ela realmente virá.

Refere-se aos processos que servem para ligar as frases/orações, os períodos e os parágrafos de um texto.

A coesão lexical consiste no emprego de substantivos, adjetivos, pronomes, hipônimos ou heterônimos, para substituir um termo já dito anteriormente. Exemplos: Paris é um dos destinos mais procurados pelos casais apaixonados.

Elementos coesivos são palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto, como os conectivos, ou fazer referência a outros elementos presentes no texto: pronomes, advérbios, sinônimos.

Trata-se de um mecanismo coesivo que acontece por meio de marcadores verbais e conectivos os quais indicam essa progressão ao longo do texto. Dessa maneira, a coesão sequencial colabora com a estrutura textual uma vez que auxilia na articulação das palavras e frases dentro de um texto.

A alternativa está correta, pois os três domínios que compõem a coerência textual são os domínios linguístico, pragmático e extra-linguístico.

O ponto principal da coesão textual são as regras da gramática, ou seja, articulação interna. A coerência textual, do contrário, aborda a articulação externa e mais profunda do texto: o seu conteúdo.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

1 acordo, coerência, concordância, conexão, harmonia, nexo, unidade. Aglutinação de moléculas e partículas: 2 aderência, adesão, aglutinação, concentração, ligação.

adjetivo Ligado ou relacionado por coesão; que apresenta uma unidade lógica. [Gramática] Que usa corretamente os aspectos gramaticais, conectando os elementos de um texto, deixando-o claro e compreensível: texto coeso. [Figurado] Que se dispõe de modo harmônico; ajustado.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Através da coesão é que se estabelece a relação semântica, ou seja, as relações de sentido entre os diversos elementos de um texto.

Para entendermos melhor a coesão, que nada mais é do que a conexão estabelecida entre as palavras de um texto, é importante entendermos que existem tipos de coesão e que esses tipos são basicamente cinco: coesão por referência, por substituição, por elipse, por conjunção e pelo léxico.