Quais são os 3 tipos de capacitores?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Alguns dos tipos de capacitores mais comuns são:

  • Capacitor eletrolítico. Sendo um dos mais utilizados, os capacitores eletrolíticos se tornaram também o tipo mais conhecido pelos profissionais da área. ...
  • Capacitor variável. ...
  • Capacitor de cerâmica. ...
  • Capacitor de tântalo. ...
  • Capacitor de poliéster.

Diferentemente de capacitores eletrolíticos, capacitores cerâmicos são utilizados para baixas necessidades de capacitância e podem ser alimentados com altos valores de tensão e em corrente alternada, pois não possuem polaridade. Além disso, são geralmente usados em circuitos com frequências elevadas.

Capacitores são dispositivos eletrônicos bastante comuns que são geralmente utilizados para o armazenamento de cargas elétricas em seu interior. É provável que você já tenha visto algum desses por aí. Os capacitores estão entre os mais comuns dispositivos eletrônicos.

Alguns dos tipos de capacitores mais comuns são:

  • Capacitor eletrolítico. Sendo um dos mais utilizados, os capacitores eletrolíticos se tornaram também o tipo mais conhecido pelos profissionais da área. ...
  • Capacitor variável. ...
  • Capacitor de cerâmica. ...
  • Capacitor de tântalo. ...
  • Capacitor de poliéster.

Os capacitores são dispositivos que consistem em um meio dielétrico envolvido por armaduras metálicas, são usados para armazenar cargas elétricas. Os capacitores são usados principalmente para o armazenamento de cargas elétricas. Capacitores são dispositivos utilizados para o armazenamento de cargas elétricas.

A Capacitância é sua principal unidade de medida e está relacionada com a voltagem (V). Quanto maior for a tensão (Voltagem), menor a capacitância (Uf).

O que diferencia esses dois capacitores é que o de 3 fios tem internamente dois capacitores um de 3 micro farad e outro 7 micro farad. Capacitor de 2 fios e um capacitor de 3 fios. Para entender melhor observe o desenho abaixo.

O capacitor 3 fios de ventilador de teto tem a função de regular a velocidade do motor, ao instalar capacitor 3 fios no ventilador é possível regular a velocidade do motor além de ajudar na partida do motor de ventilador.

Principais tipos de capacitores

  • Capacitores eletrolíticos (polarizados, não polarizados e tântalo).
  • Condensadores de poliéster (metálicos e não metálicos)
  • Capacitores de cerâmica (disco e placa)
  • Capacitores SMD.

A principal finalidade de um capacitor cerâmico é o armazenamento de cargas elétricas e por meio destas cargas elétricas, produzir determinados efeitos sobre um circuito. O capacitor cerâmico mantém as cargas elétricas, mesmo se retirada a bateria do circuito, mantendo também a mesma tensão.

4 anos

Com o tempo e fora de uso essa substância se altera, pode evaporar colocando assim fim à vida útil do componente. O tempo pode variar muito, dependendo da marca e do modo como o aparelho fica armazenado. Podemos dizer que o tempo máximo é de uns 3 ou 4 anos.

Quando uma tensão elétrica é aplicada entre as placas condutoras do capacitor, um lado da placa armazena as cargas positivas e o outro lado armazena as cargas negativas.

Calcula-se a capacitância (C) de um capacitor por meio da razão entre a carga (Q) que ele armazena em uma de suas armaduras e a tensão (V) aplicada a ele, ou seja, C = Q / V.

Os capacitores eletrolíticos são amplamente usados na eletrônica de potência, principalmente para formar barramentos CC, a fim de balancear as diferenças instantâneas de energia entre a fonte e a carga e de minimizar a ondulação de tensão no barramento.

permanente fica ligado junto com equipamento e o capacitor eletrolítico que ele é obrigado a retirar.

Um capacitor apresenta uma característica elétrica dominante que é simples, elementar. Apresenta uma proporcionalidade entre corrente entre seus terminais e a variação da diferença de potencial elétrico nos terminais. Ou seja, possui uma característica elétrica dominante com a natureza de uma capacitância.

Em eletrônica, no geral, podemos encontrar capacitores com tensão de trabalho desde 1V a até 1000V DC, ou mais.

Se a corrente for invertida, ou seja, por menor que seja, se essa corrente circular no sentido oposto ao normal, a capa de material isolante pode ser destruída, com a perda do elemento isolante do capacitor, ou seja, ele pode entrar em curto.

Quando o capacitor está carregando ou descarregando existe um valor variável de corrente elétrica. Mas, como entre as placas do capacitor existe um material dielétrico, essa energia não passa de um aplaca para outra, ficando assim, armazenada.