Quais são os 3 tipos de Administração?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Os três modelos de Administração Pública: patrimonialista, burocrática e gerencial/NGP. Administração pública é o aparelho do estado que executa e põe em prática as políticas e serviços disponibilizados pelo governo.

Existem dois tipos de administração: a privada e a pública. A primeira se refere à gestão de empresas privadas e visa o andamento e rentabilidade da organização e benefícios de proprietários, gestores e colaboradores. E a pública é relativa ao poder de gestor do Estado.

São cinco os princípios da Administração: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A Administração se divide, modernamente, em cinco áreas: Finanças, Administrativo, Marketing, Vendas ou Produção,Logística e Recursos Humanos.

Em sua teoria, Fayol definiu cinco diferentes características que são essenciais a todo administrador, independentemente do tamanho do negócio a ser administrado. São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

Nesse sentido, o profissional formado pode atuar em inúmeros setores e mercados, seja no ramo industrial, comercial, empresarial ou público. Numa empresa, por exemplo, o administrador tem a função de planejar, organizar e controlar o RH. Da mesma forma, ele também pode atuar no financeiro e na gestão empresarial.

Um administrador é um profissional responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de uma organização, com o objetivo de garantir o seu bom funcionamento e o alcance dos resultados desejados.

Conjunto dos elementos que compõem o processo administrativo - planejamento, organização, direção e controle. (Conceito objetivo) Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.

Princípio da Legalidade
Este é considerado um dos princípios mais importantes para a Administração Pública. Ele trata das diretrizes básica de conduta, resultante no cumprimento rigoroso do administrador e de todos os agentes públicos com a lei, independente do cargo que ocupem.

O personagem mais importante que sistematizou e divulgou essas ideias foi o engenheiro francês Henri Fayol (1841-1925), um dos integrantes da escola clássica da administração.

Áreas de atuação na administração e formação no curso superior. Em geral, um curso de administração contempla essas 15 áreas, possibilitando que os seus egressos sejam capazes de seguir carreira em qualquer uma delas — ou em mais de uma, caso suas atribuições profissionais o exijam.

São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia. Em síntese, o Administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos).

Segundo o site de recrutamento Catho, a área da Administração que mais se destaca nos dias de hoje, por motivos, como boa remuneração, excelentes vagas de emprego em ótimas empresas, entre outros, é o Marketing. O curso de Marketing também forma profissionais capacitados para entrar no mercado da Administração.

Áreas da Administração que dão mais dinheiro
A área de finanças costuma oferecer altos salários para os administradores. É comum encontrar profissionais da área financeira de bancos e outras empresas públicas e privadas que ganham um salário médio entre R$10 mil e R$20 mil por mês.

O curso de Administração é bastante generalista e forma profissionais capazes de atuar em qualquer departamento dentro de uma empresa. Um administrador pode integrar equipes e até mesmo liderar setores variados como Marketing, Financeiro, Recursos Humanos e Vendas, apenas para citarmos alguns.

As funções administrativas têm como objetivos principais:
Definir a estrutura da organização, designar responsabilidades e autoridades, definir processos e fluxos de trabalho. Com a finalidade de ajudar a empresa a gerenciar seus recursos de maneira eficiente e a criar um ambiente de trabalho produtivo.

Os quatro componentes são: sistema de responsabilidade, sistema de autoridade, sistema de comunicação e sistema de decisão.

Veja as médias salariais para diversos cargos de Administração no Brasil: Administrador de Contratos: R$ 1.900 a R$ 7.000. Administrador de Empresas: R$ 1.400 a R$ 5.200. Administrador de Obras: R$ 1.150 a R$ 3.360.

Profissão Administrador: salário e carreira na área de ADMINISTRAÇÃO

PORTE DA EMPRESASALÁRIO MÉDIO
TraineeSenior
Grande EmpresaR$ 3.944,53R$ 7.704,16
Média EmpresaR$ 3.034,26R$ 5.926,28
Pequena EmpresaR$ 2.334,04R$ 4.558,68

No cargo de Administrador de Empresas se inicia ganhando R$ 2.119,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.775,00. A média salarial para Administrador de Empresas no Brasil é de R$ 3.094,00.