Quais são os 3 tipos de aço?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles: Aço Carbono.

O aço inox é mais durável e tem uma vida útil maior, exatamente por sua resistência à ferrugem, uma característica menos efetiva no aço carbono. Por ser resultado de uma combinação mais frágil de elementos, o aço carbono tem uma vida útil menor.

No geral, os aços são classificados em tipo, grau e classe. O tipo reconhece o processo de desoxidação usado, o grau normalmente identifica a faixa de composição química do aço, e a classe é usada para especificar outros atributos, como o nível de resistência e acabamento superficial.

Os aços, em geral, são classificados em grau, tipo e classe. O grau normalmente identifica a faixa de composição química do aço. O tipo identifica o processo de desoxidação utilizado, e a classe é utilizada para descrever outros atributos, como nível de resistência e acabamento superficial.

A classificação SAE (Society of Automotive Engineers – EUA |Sociedade de Engenheiros Automotivos – BR) é um sistema de identificação de 4 ou 5 dígitos baseada na composição química do aço, como um código que atesta quais elementos estão presentes na liga.

O aço SAE 1045 é um aço carbono com médio teor de carbono em sua composição química, com resistência mecânica entre 570 e 700 MPa e dureza Brinell entre 170 e 210HB. Possui razoável usinabilidade e boas propriedades mecânicas na condição normalizada ou laminada.

Ferrita: Este constituinte está formado por uma solução sólida de inserção de carbono em ferro alfa. É o constituinte mais mole dos aços porém é o mais tenaz, e o mais maleável, sua resistência a tração é de 28 daN/mm2 e alongamento de 35%.

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

Aço de baixo carbono: possuem até 0,30% de teor de carbono, sendo o tipo de aço mais popular no mercado. Isso porque oferece um custo mais baixo e é perfeito para aplicações que permitem baixa resistência à tração e em que isso não é um problema imediato, como vigas, chapas e suportes.

Os dois primeiros dígitos identificam os elementos de liga existentes no aço e seus teores, enquanto os dois ou três dígitos finais indicam os centésimos da porcentagem de C (Carbono) contidos no material, como vemos no exemplo: AB = 10 – aço-Carbono simples. AB = 20 – aço-Níquel. AB = 30 – aço-Níquel-Cromo.

O QUE É AÇO 1020? Com um excelente custo benefício, o aço 1020 é um dos mais utilizados no Brasil para cementação. Sendo um aço de carbono, este possui plasticidade e soldabilidade excelente. Com dureza máxima de 260 HB, sua capacidade de endurecimento é inferior aos outros aços de sua categoria.

A classificação se baseia na composição química do aço, sendo os dois primeiros algarismos, a classe do aço (1020) e os dois últimos (1045), o teor médio de carbono, que pode variar entre 0,05% e 0,95% de carbono.

O aço mais forte que existe é o tungstênio, o metal mais forte que é possível de ser encontrado na natureza. Talvez você nem nunca tenha ouvido esse nome, mas saiba que ele tem resistência à tração de 1.510 megapascais, e mesmo sendo forte boa parte da história da humanidade nem soube que ele existia.

O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação. Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter.

Mas, selecionamos os mais conhecidos e apresentaremos dos aços especiais:

  • Aço Inox. O aço inox, também conhecido como aço inoxidável, é resultado da liga de ferro e crômio, podendo apresentar outros elementos e propriedades em sua composição. ...
  • Aço Galvanizado. ...
  • Aço Galvalume.

Aços ferramenta para trabalho a quente – (H)
Os aços ferramenta do tipo H possuem teor de carbono que varia entre 0,35% e 0,45% e elevado teor de cromo, tungstênio, molibdênio e vanádio que pode chegar a 25%. O seu uso é muito comum para a fabricação de punções, matrizes de forjamento ou extrusão e mandris.

Os tubos de aço SAE 1010 são um tipo de aço carbono com 0,10% de carbono. Esses tubos de aço possuem uma relativa baixa resistência mecânica, mas podem ser temperados e revenidos para aumentar a sua resistência.

De acordo com a sua composição o aço liga pode ser classificado da seguinte forma: Aço baixa liga: Soma dos teores dos elementos de liga não ultrapassa 5%. Aço média liga: Soma dos teores dos elementos de liga entre 5% e 12%. Aço alta liga: Soma dos teores dos elementos de liga é de no mínimo 12%.