Quais são os 3 tipos básicos de estoque?

Perguntado por: sbrites6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Veja, a seguir, os tipos de estoque mais comuns e que podem ser utilizados em seu negócio:

  1. Estoque de proteção. É o mais conhecido nas empresas. ...
  2. Estoque de ciclo. ...
  3. Estoque de antecipação. ...
  4. Estoque de canal. ...
  5. Dropshipping. ...
  6. Estoque inativo. ...
  7. Estoque consignado. ...
  8. Estoque máximo.

Estoques operacionais, funcionais ou mínimos
Representam as quantidades necessárias de estoques destinadas a garantir o desenvolvimento e a operacionalização da produção.

Estoque mínimo é o termo que diz respeito ao mínimo de produtos necessários no estoque para não faltar reposição de mercadorias. Além dele, existe, também, o estoque máximo. Neste caso, estamos nos referindo à quantidade máxima de produtos que a empresa precisa ter estocada para não ter prejuízos.

O estoque mínimo é um indicador que corresponde à quantidade mínima de mercadorias que precisam ser mantidas pela empresa a fim de evitar o desabastecimento e o excesso de produtos estocados. Esse termo também pode ser conhecido por outros nomes, como estoque de segurança, de reserva ou de proteção.

estoque de itens semiacabados (o chamado work in process ou WIP), também reservados à equipe de produção; estoque de produtos acabados, ou seja, de mercadorias prontas para a venda; estoque de produtos consumíveis, usados no dia a dia, como produtos de limpeza e de papelaria.

A Curva ABC é um método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu valor. É comumente utilizado no controle de estoque, embora tenha outras aplicações. Na prática, a Curva ABC ajuda as empresas a identificarem os produtos mais valiosos (em relação à demanda dos clientes).

Mas afinal, o que é estoque estratégico? Trata-se de um controle baseado em um estudo detalhado com o intuito de estabelecer a melhor estratégia para se obter um estoque que atenda às necessidades dos clientes e que ao mesmo tempo não dê margem para grandes perdas.

Os níveis de estoque trata-se de valores relacionados a quantidade de produtos armazenados sob a responsabilidade da empresa. Em outras palavras, é o nível de estoque de produtos que a empresa mantém para atender a demanda dos clientes.

Estoque de ciclo
Neste tipo de estoque, os itens estocados ajudam a suprir a demanda de produção, que pode incluir diversos tipos de produto. Uma vez que a produção simultânea pode não ser viável, a empresa pode ter um plano para intercalar a fabricação e não comprometer a oferta do catálogo.

Quais são alguns métodos de reposição de estoque?

  1. Reposição sob demanda. Nesse tipo de reposição, os itens que formam as ordens do pedido do dia são selecionados e colocados nas estantes de picking. ...
  2. Reposição por ruptura de estoque. ...
  3. Reposição top off.

O estoque de segurança é uma quantidade mínima de itens que um negócio deve manter para garantir a reposição imediata dos produtos, caso haja falta deles no mercado. Como qualquer outro estoque, ele é formado pelos produtos que estão disponíveis para venda, mas não estão sendo comercializados no momento.

O estoque de proteção, também conhecido como estoque isolador, tem como objetivo compensar as incertezas envolvidas na demanda e no fornecimento. Exemplo, um supermercado não consegue prever com precisão o que, o quanto e quando seus consumidores pedirão.

Qual é a definição de estoque na logística? O estoque é a parte da logística responsável pelo armazenamento de produtos. Uma gestão de estoque eficiente busca otimizar todas as atividades que envolvem o fluxo de materiais. Tanto de matérias-primas quanto o armazenamento do produto final.

O estoque regulador, também conhecido como estoque de segurança, é responsável por minimizar as incertezas e os riscos relacionados à alta na demanda de vendas. Ele funciona muito bem para suprir demandas sazonais, que podem aumentar repentinamente as vendas de um determinado produto.

O modelo PEPS de controle de estoque funciona de maneira bem simples: tudo que chega primeiro deve ser vendido primeiro. Ou seja, compras mais recentes só são retiradas do depósito após as aquisições mais antigas terem seu destino resolvido. Essa prática é bastante utilizada por duas razões principais.

Estoque mínimo = consumo médio diário x tempo de reposição.
Vamos a um exemplo: seu produto teve um consumo de 120 unidades em um mês, logo, o consumo médio diário é de 4 unidades (120 unidades/30 dias). Se o tempo para reposição é de 15 dias, seu estoque de segurança é de 60 unidades (15 dias x 4 unidades).

Assim, o estoque máximo é fundamental para evitar desperdícios de recursos na sua empresa. Seu cálculo é muito simples, basta seguir a fórmula: Estoque máximo = estoque mínimo + lote de reposição.

O estoque zero é uma estratégia logística e de produção que busca diminuir ao mínimo o estoque no armazém para reduzir custos operacionais. O objetivo é que não haja nenhum produto imobilizado sem sua correspondente ordem de pedido.

O estoque máximo é um indicador que estabelece a quantidade máxima em estoque para um determinado item. O seu objetivo é garantir que a empresa tenha em sua posse não mais do que o necessário para atender às suas demandas.

Depende da empresa e do setor em que a atividade é realizada, mas existe a obrigação de criar o cenário para que os níveis de estoques permaneçam constantemente em valores adequados. Em geral, as ações a seguir podem ser direcionadas para um melhor controle do excesso de estoque.