Quais são os 3 tempos cirúrgicos?

Perguntado por: esales . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Imediata (coaptação ou união das bordas da incisão é feita imediatamente após o término da cirurgia). Mediata (aproximação dos tecidos e das bordas é feita após algum tempo da lesão). Completa (coaptação, aproximação e união dos tecidos é feita em toda a dimensão/extensão da incisão cirúrgica).

O ato cirúrgico é todo procedimento realizado na Unidade de Centro Cirúrgico com, pelo menos, uma incisão, com ou sem sutura, incluindo as cirurgias videoscópicas.

É utilizada para incisões em pele e músculos.

Material utilizado para diérese: (1) bisturi, (2) tesoura de Mayo curva, (3) tesoura de Mayo reta, (4) tesoura para fios, (5) tesoura de Metzenbaum e (6) tesoura de Potts.

Exérese é um procedimento cirúrgico de remoção de uma lesão por meio do corte da pele ao redor desta lesão, permitindo sua retirada. É usada tanto para remoção de lesões benignas quanto malignas.

O período pós-operatório imediato (POI) abrange as primeiras 24 horas após a cirurgia e inclui o tempo em que o cliente permanece na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA).

Pode ser subdividido em:

  • Pré-operatório mediato (começa no momento da indicação da operação e termina 24 horas antes do seu início. Geralmente, nesse período o paciente ainda não se encontra internado);
  • Pré-operatório imediato (Esta fase compreende as 24 horas que antecedem a operação.

A Enfermagem Perioperatória contempla as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro nos períodos pré-operatório imediato, transoperatório e pós-operatório imediato.

Tipos de suturas

  • Sutura intradérmico simples e contínua.
  • Sutura colchoeiro simples e contínua.
  • Sutura Donnati simples e contínua.
  • Sutura de Lembert simples e contínua.
  • Sutura de Cushing.
  • Sutura com eversão.
  • Sutura de Halsted.
  • Sutura de Connel.

Deiscência é a abertura espontânea dos pontos cirúrgicos ou da cicatriz ao longo de sua linha de incisão cirúrgica. Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é não respeitar as orientações pós-operatórias passadas pelo médico.

Procedimento de três etapas
Hemostasia primária: 1) contração vascular local (para reduzir o fluxo de sangue no local da lesão), 2) formação de um tampão plaquetário. Hemostasia propriamente dita ou coagulação do plasma envolvendo interações entre diversos fatores e inibidores.

São considerados instrumentos cirúrgicos hemostáticos destinados à função de pinçamento de vasos sanguíneos a pinça Halsted, pinça Kelly, pinça Rochester, pinça Moynihan.

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

PINÇA DE ROCHESTER
É utilizado para o pinçamento de tecidos mais rígidos ou em maior volume, como pinçamento em massa de vasos e ligamentos em cirurgias pélvicas.

Está subdividido em três etapas: pré-operatório, operatório e pós-operatório.

De acordo com a urgência da cirurgia:
Cirurgias eletivas: cirurgias planejadas, que podem ser agendadas com antecedência. Cirurgias de urgência: aquelas que requer pronta atenção e deve ser realizado dentro de 24 a 48 horas. Por ex.: apendicectomia, brida intestinal.

Existem basicamente quatro tipos de anestesia: local, plexular, geral e os bloqueios espinhais. Cada uma serve para um objetivo específico, e seja por questões de estética ou saúde, é sempre importante saber o que distingue uma da outra.

Exérese: procedimento cirúrgico, em que ocorre remoção cirúrgica de um tecido ou órgão com mau funcionamento ou doente. Síntese: consiste em aproximar bordas de uma lesão; é a união dos tecidos.

É um procedimento cirúrgico que envolve a remoção de tecido anormal ou lesão e o fechamento da ferida resultante com suturas. Este procedimento é realizado para tratar uma variedade de condições, incluindo cânceres, tumores, cistos, lesões cutâneas e muito mais.