Quais são os 3 Saberes docentes?

Perguntado por: oilha . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Para Selma Garrido Pimenta (1997) os saberes da docência podem ser classificados em saberes da experiência, saberes do conhecimento e saberes pedagógicos.

Segundo Nóvoa (2002), durante o processo de formação docente, três grupos de competências são fundamentais para a prática profissional: saber relacionar e saber relacionar-se; saber organizar e saber organizar-se; e, por fim, saber analisar e saber analisar-se.

Optamos, neste estudo, tomar como referência o que Tardif (2010), apresenta como sendo os quatro pilares fundamentais dos saberes docentes: os saberes pedagógicos, os saberes disciplinares, os saberes curriculares e os saberes experienciais.

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

São eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

Sendo assim, os saberes docentes são importantes no desenvolvimento das atividades do professor, principalmente quando estes, são refletidos no resultado da aprendizagem dos alunos ocasionando o sucesso escolar (CABRAL; SILVA; ARAÚJO, 2019).

os saberes pedagógicos são imprescindíveis no processo ensino aprendizagem, uma vez que a principal função do professor é levar o aluno ao conhecimento, tornando-o uma pessoa crítica, autônoma e responsável, num processo de construção de novos saberes e, principalmente, da dignidade e auto-estima do aluno.

Saberes experienciais
Esses são os saberes específicos que cada professor desenvolve em seu trabalho cotidiano. Segundo Tardif (2014) “[...] brotam da experiência e são por ela validados. Eles incorporam-se à experiência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, de saber-fazer e saber-ser.” (p.

Significado de Saberes
substantivo masculino plural Conhecimentos; a reunião do que expressa sabedoria, sapiência; conjunto de conhecimentos sobre algo ou alguém: saberes científicos. Etimologia (origem da palavra saberes).

SABERES E CONHECIMENTOS: Valores e hábitos da vida em sociedade. Suportes, materiais, instrumentos e técnicas das artes visuais e seus usos. Organização, comparação, classificação, sequenciação e ordenação de diferentes objetos.

Descubra quais são esses hábitos e cultive-os no seu dia a dia:

  • 1) Organização. Principalmente para professores que lecionam em mais de uma sala, é essencial que eles aprendam a serem organizados. ...
  • 2) Preparação. ...
  • 3) Compromisso. ...
  • 4) Ouvir. ...
  • 5) Adaptação. ...
  • 6) Tecnologias. ...
  • 7) Socializar. ...
  • 8) Tolerância.

(O repertório de conhecimentos do ensino ou a jurisprudência pública validada). Segundo Gauthier et al (2006), os saberes disciplinares são aqueles saberes produzidos pelos pesquisadores e cientistas envolvidos com atividades de pesquisa nas diferentes áreas de conhecimento.

Tardif (1999:9,27) Caracteriza os saberes profissionais dos professores como: temporais, porque se desenvolvem durante a vida profissional num processo de longa duração do qual fazem parte dimensões identitárias e dimensões de socialização profissional, bem como fases e mudanças; são plurais e heterogêneos porque ...

Saberes Curriculares São conhecimentos relacionados à forma como as instituições educacionais fazem a gestão dos conhecimentos socialmente produzidos e que devem ser transmitidos aos estudantes (saberes disciplinares).

Para os pesquisados, as competências pedagógicas mais importantes seriam: estimular a capacidade crítica, aceitar a heterogeneidade de saberes e capacidades, usar uma linguagem clara e amigável e fornecer feedbacks de tarefas.

"São saberes que brotam da experiência e são por ela validados. Incorporam-se à vivência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, de saber fazer e de saber ser." (1991, p.

Em 02 de abril de 2018 o Ministério da Educação entregou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a 3ª versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio.